Muita gente acredita que, para passar num concurso público, é preciso inteligência acima da média ou dedicação exclusiva à preparação. No entanto, a estratégia nem sempre é tão sobre-humana assim. Basta criar o hábito de estudar um pouco a cada dia, que os resultados logo vêm.
A questão é: como fazer isso? Realmente, inserir uma nova tarefa na rotina pode ser difícil para algumas pessoas. Portanto, se você está nesse grupo, separamos algumas dicas para tornar a jornada mais tranquila – e até prazerosa.
5 dicas para tornar os estudos um hábito na sua rotina
As sugestões a seguir são baseadas num artigo da autora Katy Milkman, que publicou o livro Como Mudar – As novas pesquisas para superar desafios e transformar nosso comportamento. Também incluímos links para outros posts do nosso blog, com mais informações sobre o assunto.
Vamos lá? Então boa leitura!
- Tenha um objetivo específico
A maneira como estabelecemos um objetivo em nossa vida importa. Por exemplo, não adianta botar na cabeça que você quer “estudar todo dia”. É uma meta muito abstrata.
Em vez disso, pense num horário específico. Algo como “vou estudar todos os dias, por meia hora, das 7h30 às 8h”.
Aliás, a quantidade de horas realmente não precisa ser grande, pelo menos nesse primeiro momento. Afinal, objetivos menores são menos assustadores – e, logo, mais exequíveis.
Saiba mais: Dicas de organização para você estudar melhor
- Detalhe o seu plano
Agora que você tem um objetivo especificado, é importante pensar na rotina em torno dele. Isso porque, segundo os cientistas, não basta planejar o que fazer, mas também como e onde fazer. Assim, a nova atividade se incorpora mais naturalmente ao seu cronograma.
No nosso exemplo, uma opção seria: “vou estudar 30 minutos de Legislação, de segunda a sexta-feira, sempre após o meu café da manhã. E farei isso no meu escritório.”
Ah, se você não tem um escritório em casa, vale adaptar outro cômodo para ser seu espaço dedicado aos estudos. Ele tem que ser confortável e silencioso, como já explicamos aqui no blog.
Se necessário, programe lembretes no calendário do seu smartphone para saber que é hora de estudar. Todo esse detalhamento reduz as chances de procrastinação.
Saiba mais: 7 ideias de lugares onde você pode estudar
- Torne o processo divertido
Quando alguém se propõe a estabelecer um novo hábito, pode superestimar sua força de vontade. E é bom ter isso bem nítido na mente.
A verdade é que nem sempre encontramos energia ou vontade de começar a tarefa. Por esse motivo, precisamos tornar o caminho mais prazeroso.
Uma sugestão da escritora Katy Milkman é criar o que ela chama de “pacote da tentação”. No caso, trata-se de se entregar a uma recompensa após (ou até mesmo durante) o esforço.
Que tal assistir a um episódio da sua série favorita no intervalo entre uma sessão de leitura e outra? Ou encontrar uma playlist relaxante para os trabalhos? A ideia é que a busca pelo sucesso seja fonte de felicidade, não de dor.
Saiba mais: Conhecimento dá prazer! Curta você também essa sensação
- Seja flexível
Assim que um novo comportamento entra de vez na nossa vida, é como se estivesse no piloto automático. Ou seja: os estudos viram parte da rotina, tal como escovar os dentes ou almoçar.
No entanto, quando ainda estamos criando o hábito, é preciso variar um pouquinho, já que não sabemos exatamente como o corpo vai se adaptar à nova realidade.
O plano A ainda é o principal. No exemplo usado anteriormente, estudar todas as manhãs.
Só que, se o dia a dia estiver cansativo demais, você começa a encontrar desculpas para fugir dessa responsabilidade. E, sem a frequência necessária, o hábito se perde.
Desse modo, experimente outras saídas para cumprir o seu plano. Tente, quem sabe, estudar à noite ou noutro horário que lhe seja agradável.
Também vale montar uma “reserva de emergência”: defina um número máximo de dias da semana em que você pode escapar do compromisso com os estudos. Isso vai ser útil caso realmente ocorra uma emergência que atrapalhe seus planos.
Saiba mais: 5 erros que atrapalham a produtividade nos estudos
- Tenha uma rede de apoio
O ser humano é intensamente influenciado pelas pessoas ao redor. Logo, uma forma de conquistar objetivos com tranquilidade é encontrando parcerias que vibrem na mesma frequência, digamos assim.
Estudar em grupo pode ser uma alternativa interessante na preparação para concurso público. Além de tirar dúvidas sobre a matéria, colegas costumam se incentivar mutuamente quando bate o desânimo.
Há, ainda, as comunidades on-line. Elas funcionam como verdadeiros grupos de apoio a quem estuda em casa e às vezes sente a solidão apertar.
Lembre-se: bons hábitos são contagiosos. Você pode se inspirar muito em gente que já participou de outros concursos antes.
Mas não se deixe intimidar por quem aparentemente conhece mais a fundo o conteúdo das provas. Cada um está seguindo a própria trajetória, e aprendendo num ritmo diferente, mas todo mundo pode chegar à aprovação se houver empenho.
Saiba mais: Segredos de quem passou no concurso em primeiro lugar
Novos hábitos: a chave está na persistência
E aí, gostou do conteúdo de hoje? Como pudemos perceber, o segredo para adotar o hábito dos estudos tem mais a ver com a frequência da tarefa que com a intensidade.
Sendo assim, está tudo bem começar aos poucos. Vá entendendo seu ritmo e adaptando os seus horários a uma rotina que funcione melhor para você.
No fim das contas, o que importa é persistir. Hábitos se consolidam pela repetição, certo? Seguindo essa lógica, uma atividade nova pode até assustar num primeiro momento, mas logo você entra no automático, incorporando as leituras e os exercícios ao dia a dia.
Esperamos que a caminhada rumo à aprovação no concurso público seja boa. Precisando de uma forcinha extra, conte com a equipe do Andresan Cursos & Concursos.
Inclusive, temos diversas dicas de preparação para o serviço público. Aproveite que você chegou até aqui e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades. É grátis!