Manter um cronograma de atividades, com horários regrados, é importante para desenvolver o hábito dos estudos. Porém, às vezes, tudo que a gente precisa é de uma quebra de rotina. Que tal escolher lugares diferentes para estudar? Acredite: uma mudança de ambiente pode trazer resultados positivos ao seu processo de aprendizagem.
Por que mudar de ambiente na hora de estudar
Pense naquela viagem inesquecível que você fez uns anos atrás. Já reparou como as lembranças ainda estão vívidas na sua mente?
Isso acontece porque nosso cérebro retém melhor as informações quando elas estão associadas a um fator diferenciador. No caso, a mudança de cenário fez você prestar mais atenção aos detalhes. Então os passeios, as refeições ou até mesmo as conversas triviais no ônibus ficaram gravadas na sua memória.
O propósito de encontrar um local diferente para os estudos é justamente este: proporcionar novos estímulos à sua cabeça. Afinal, quem cai no marasmo acaba perdendo a motivação de avançar na preparação para as provas – e não é isso que queremos, certo?
Saiba mais: Tédio nos estudos? Aprenda a driblar esse obstáculo
7 locais diferentes onde você pode estudar
A seguir, separamos algumas sugestões de lugares para experimentar de vez em quando. Mas fica a ressalva: como cada pessoa aprende de um jeito diferente, as ambientações que funcionam para o seu colega talvez não sejam as melhores para você. No fim das contas, vale o que deixa cada um mais confortável. Confira:
- Biblioteca
Há séculos, esse é o principal destino de estudantes no mundo todo. E é fácil entender por quê. As salas silenciosas, com várias mesas e cadeiras onde se acomodar, são um convite à concentração. Sem contar que tem material de referência à vontade para você consultar.
As bibliotecas de hoje em dia ainda dispõem de recursos mais avançados, como computadores e Wi-Fi. Isso facilita a rotina de quem acompanha podcasts ou videoaulas on-line, por exemplo. Só tem que lembrar de levar os fones de ouvido, hein? Assim, da mesma forma que ninguém atrapalha seus estudos, você tampouco incomoda os outros com barulhos excessivos.
- Cafeteria
Se você é daqueles sujeitos que não se distraem com tanta facilidade, pode tentar estudar numa cafeteria. Embora esses estabelecimentos sejam mais tumultuados, geralmente têm um sofá ou uma mesa num cantinho reservado, onde dá para ligar o computador e montar uma pequena estação de trabalho.
A vantagem em relação à biblioteca é o serviço. Se bater o cansaço e a fome, você tem diversos quitutes à disposição. Certamente, os odores agradáveis de café serão um estímulo interessante para os seus sentidos.
Mas e quando o barulho estiver forte demais? Acione novamente os fones de ouvido, de preferência com uma playlist relaxante.
Saiba mais: Melhores estilos musicais para você ouvir enquanto estuda
- Parque ou praça
Já que estamos falando de estimular os sentidos, nada mais justo que recorrer a um ambiente ao ar livre. Em parques e praças, é possível recostar-se à sombra de uma árvore, pisar na grama e até mesmo curtir o canto dos pássaros entre uma leitura e outra. Desse jeito a preparação para o concurso fica bem prazerosa!
No entanto, a opção requer um pouco de autocuidado. Não se esqueça do filtro solar, do repelente para insetos e da garrafinha d’água. Para elevar ainda mais seu conforto, prefira estudar no parque em dias de temperatura amena. Os extremos do termômetro, tanto no inverno quanto no verão, prejudicam o rendimento.
- Transporte público
Sendo os estudos uma tarefa que requer tranquilidade e foco, pode parecer contraintuitivo recorrer ao transporte público. Ora, um vagão de metrô lotado ou um ônibus chacoalhando para cá e para lá não parecem os locais mais relaxantes do mundo.
Ocorre que, na prática, tem quem passe várias horas do dia nesses lugares, deslocando-se da casa para o trabalho e vice-versa. Se você faz parte desse grupo, que tal aproveitar o tempo no trânsito de uma maneira mais produtiva? Essa pode ser a oportunidade para revisar as suas anotações ou ler notícias – algo importante nas provas de Atualidades.
- Casa de amigo
O dia a dia de um candidato a concurso público pode ser muito solitário, especialmente quando se passa o dia inteiro entre as apostilas. Para driblar a falta de contato humano, mas sem abrir mão do cronograma de atividades, a solução pode estar no estudo em grupo.
Estudar na casa de alguém que também esteja nessa batalha traz várias vantagens. De um lado, você tem aquela mudança de ares tão necessária para oxigenar as ideias. De outro, pode trocar experiências, tirar dúvidas sobre a matéria ou inclusive organizar um simulado entre amigos.
Saiba mais: Precisamos falar sobre a saúde mental dos concurseiros
- Quintal de casa
Aqui no blog, sempre reiteramos a necessidade de se montar um ambiente próprio para os estudos em casa. Tem que ser um cantinho ergonômico, arejado, com boa iluminação e longe das distrações.
Contudo, se a intenção é variar, por que não explorar outros espaços? Aproveite uma tarde em que a residência esteja vazia e troque seu escritório pela sala de estar, a varanda ou o quintal. Quem mora em prédio pode experimentar as áreas comuns do condomínio, como playground e piscina.
Talvez esses não sejam os lugares para estudar mais cômodos, mas com certeza vão render uma vivência diferente. Vez ou outra, dá para testar.
- O lugar de sempre
Agora, se nenhuma dessas alternativas funcionar, volte sem receio ao seu quarto de estudos. Como dito lá no início, o importante é encontrar um local que deixe você confortável.
A dica para variar os estímulos nesse perímetro restrito seria trocar a decoração de vez em quando. Ou, quem sabe, mudar os móveis de lugar. Ou, ainda, cultivar uma planta ao lado do computador, só para ter outro foco visual (contanto que não seja um fator de distração, claro).
Saiba mais: 5 ferramentas digitais para melhorar os estudos
Curtiu? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Para outras dicas de estudos e informações sobre concursos públicos, assine a newsletter do Andresan. É grátis!