Por maior que seja o número de concorrentes, sempre tem alguém que passa em primeiro lugar no concurso público. Qual é o segredo para conquistar essa façanha? Será que a pessoa ostenta um QI acima da média? Ou é o tipo de preparação que ajuda no resultado?
Hoje vamos ensinar táticas inspiradas em quem chegou ao topo do ranking. Continue conosco para conhecer os melhores métodos de estudo e aprenda dicas infalíveis para ficar mais perto da aprovação.
10 dicas de quem passou em primeiro lugar no concurso
O material a seguir se baseia em depoimentos desta reportagem da revista Exame. Fizemos uma lista para sistematizar o conteúdo. Confira!
- Ganhe experiência. Participar de outros concursos, mesmo que não sejam para o cargo desejado, nos acostuma à pressão do processo seletivo. Além disso, é possível tirar boas lições de uma reprovação. Você percebe, por exemplo, quais assuntos ainda não domina.
- Estude todos os dias. Não precisa passar horas a fio em meio às apostilas. O que importa é atualizar o conhecimento regularmente. Quando a data da prova se aproximar, aí sim, vale a pena intensificar a rotina de revisões e exercícios.
- Aproveite qualquer tempo disponível. Que tal acompanhar uma videoaula durante o intervalo do almoço? Ou preencher as horas mortas no trajeto do ônibus com um pouquinho de leitura? Otimize seus horários para elevar a produtividade.
- Desligue-se do mundo externo. Sempre que possível, organize um ambiente calmo para se concentrar na matéria. Celular, redes sociais e outras distrações podem atrapalhar o seu rendimento. Portanto, acione o modo avião e feche a porta do quarto.
- Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Elas nos dão um senso de progresso bacana, então você percebe a recompensa pelo esforço. Nesse ponto, vale a pena desenvolver um cronograma de estudos – e segui-lo à risca.
- Faça resumos. Condense seu aprendizado em pequenos textos, ou cards com palavras-chave. Essas ferramentas serão bastante úteis na hora de revisar o conteúdo. Lembre-se: quem passa em primeiro lugar no concurso público quase sempre aposta em técnicas desse tipo.
- Tenha um ritual de estudos. Digamos que você dedique duas horas diárias para essa tarefa. Experimente começar com 15 minutos revisando tópicos da aula anterior. Depois, parta para a matéria nova. Finalize com meia hora para resolução de questões.
- Dedique-se às disciplinas mais importantes. Claro que as básicas também devem ser contempladas. Porém, as específicas geralmente têm peso maior no resultado do certame. Por isso, tendo que priorizar uma em detrimento da outra, faça uma escolha estratégica.
- No dia da prova, comece resolvendo as questões mais fáceis. Deixe as complicadas para outro momento. Se você empacar, logo de cara, num enunciado longo, vai perder tempo demais e terá que correr contra o relógio. Aí, na afobação, as chances de errar aumentam.
- Matricule-se num cursinho preparatório. Pode ser presencial ou on-line, o que for mais conveniente. Ambos servem para você tirar dúvidas com professores gabaritados e, ainda, ter acesso a um material didático de qualidade.
Gostou das dicas? Então conheça os cursos do Andresan. Com a nossa ajuda, você ficará mais perto da aprovação no concurso público. Quem sabe passe até em primeiro lugar, hein? Boa sorte!