Home Dicas de Estudo Beber café ajuda nos estudos?

Beber café ajuda nos estudos?

4913
0
Compartilhe

Beber café traz diversos benefícios à saúde. Segundo cientistas da faculdade de medicina de Southampton, no Reino Unido, o consumo moderado da bebida pode diminuir a incidência de problemas cardíacos. Algumas xícaras diárias também colaboram para prevenir quadros de demência e certos tipos de câncer.

Porém, a maioria dos concurseiros está interessada, na verdade, é no aumento de concentração proporcionado pela cafeína. Para muitos, as sessões de estudos não estão completas sem esse “combustível”. O problema é que, sozinho, o tal líquido sagrado não faz milagre nenhum. A seguir, entenda um pouco melhor os efeitos do café no seu corpo.

Café diminui o sono, afinal?

O nosso relógio biológico regula as funções do organismo. São as oscilações hormonais que determinam quando sentimos fome ou sono.

O chamado ciclo circadiano varia de pessoa para pessoa. Ainda assim, é possível estabelecer uma média de horários. Por exemplo, a produção de melatonina tende a ser maior à noite. Essa é a substância que nos dá vontade de dormir.

Já o cortisol está relacionado ao sistema de vigília. Quando a concentração do hormônio aumenta na corrente sanguínea, sentimo-nos em estado de alerta.

De acordo com neurocientistas, os picos de cortisol ocorrem nas primeiras horas da manhã, durante o almoço e à tardinha. Portanto, tomar café nesses horários é contraproducente. O corpo não aproveita os efeitos energéticos da bebida, pois já está “ligadão”.

A cafeína pode, sim, diminuir o sono. Para tanto, deve ser ingerida quando o hormônio da atenção estiver em baixa. Para a maioria dos indivíduos, isso ocorre por volta das 10h e no meio da tarde.

Contudo, tenha cuidado para não abusar. O excesso dessa substância faz com que você crie tolerância. Assim, precisará de cada vez mais xícaras para recuperar o ânimo durante os estudos. E isso não é bom.

Como aproveitar os benefícios do café

O café é um estimulante natural. Em doses altas, pode causar inquietação e complicações cardíacas. A insônia é outra consequência desagradável. Vale lembrar que, para assimilar o conteúdo visto durante as aulas, o concurseiro precisa de descanso, já que o sono recupera as energias e melhora a memória.

Outra tarefa importante na rotina de estudos é o exercício físico. Sim, porque o organismo precisa estar com saúde para encarar a maratona de leituras e revisões.

Nesse caso, um cafezinho antes da academia pode fazer bem. A cafeína ativa a liberação de adrenalina, que, por sua vez, prepara o indivíduo para a atividade intensa. São liberados ácidos graxos no sangue. Os músculos absorvem e queimam essa gordura, tornando-a energia.

Em outras palavras, o café funciona como um ótimo pré-treino. Pode até contribuir para o emagrecimento. Só não vale encarar o combo espresso + aeróbica durante a noite, senão demorará muito para você conseguir adormecer. Reserve esse turno para momentos mais calmos e relaxantes.

Gostou das dicas? Então nos diga: quanto café você consome durante o dia? Será que não é hora de adotar hábitos mais saudáveis? Deixe sua opinião nos comentários! E não se esqueça de acompanhar novidades sobre concursos públicos, aqui no blog. Bons estudos!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.