Home Dicas de Estudo Técnica Feynman: um dos melhores métodos para aprender

Técnica Feynman: um dos melhores métodos para aprender

788
0
Compartilhe
Técnica Feynman: um dos melhores métodos para aprender
Técnica Feynman: um dos melhores métodos para aprender

Existe uma diferença entre apenas memorizar informações e aprendê-las de fato. Para chegar a esse estágio mais profundo de conhecimento, há vários métodos que você pode experimentar. Um deles é a técnica Feynman, que apresentaremos no artigo de hoje.

Richard Feynman foi um importante físico. Ele até ganhou o prêmio Nobel em 1965, por suas contribuições na área da Eletrodinâmica Quântica.

Porém, talvez seu talento mais notável tenha sido a capacidade de explicar conceitos difíceis de uma maneira simples. Isso porque ele percebeu que jargões e palavreado técnico, muitas vezes, mascaram a falta de entendimento que temos sobre um assunto.

Quer saber quais foram os ensinamentos desse cientista? Então siga conosco.

A maneira como você estuda importa

Já reparou como a gente esquece muito do que estudou na escola? É que, naquela época, o objetivo era memorizar o conteúdo para passar na prova. Mais tarde, se a matéria não fosse revisitada de tempos em tempos, as informações se perdiam.

Acontece o mesmo com quem tenta concurso público. Decorar regras gramaticais e artigos legislativos pode até ajudar você a conquistar a aprovação. Mas e depois?

Devemos ressaltar que o certame não é somente um filtro de profissionais. Espera-se que o desempenho apresentado na etapa teórica seja levado para o dia a dia do servidor.

Ou seja: mais que memorizar, o concurseiro precisa compreender os tópicos a fundo. Afinal, esse conhecimento será necessário para desempenhar uma boa carreira no futuro.

É aí que entra a importância da técnica Feynman. Ela parte do princípio de que só aprende de verdade quem é capaz de explicar aquilo que leu na apostila ou ouviu em sala de aula.

Dessa forma, é possível desenvolver ferramentas para o resto da vida. Isso porque as informações não ficam compartimentadas na cabeça como fatos isolados. Em vez disso, você estabelece conexões entre elas, saindo da decoreba e partindo para o verdadeiro raciocínio.

Saiba mais: Mapas mentais – você sabe fazer?

As 4 etapas da técnica Feynman

Bem, depois de todo esse preâmbulo, já passou da hora de explicarmos como o método de Richard Feynman funciona, né? Pois o passo a passo está logo abaixo.

Note que as etapas podem variar, conforme a fonte consultada. De qualquer modo, a lógica básica permanece a mesma: entender o assunto, ensiná-lo para um leigo e aparar as arestas depois. Confira:

Passo 1: Escolha um tópico para estudar

Essa parte não tem mistério, ainda mais para quem já segue um plano de estudos organizado. Basicamente, você deve ler tudo sobre aquela matéria específica, tentando assimilar cada ponto com bastante atenção.

Nessa etapa, um truque bem importante é anotar as informações que você já sabe sobre o assunto. À medida que descobrir novos dados, acrescente-os às suas anotações.

Algumas pessoas gostam de fazer esse processo à mão, inclusive usando cores de caneta diferentes para destacar trechos específicos da matéria. Fique à vontade para experimentar alternativas e encontrar o método mais adequado a você.

Outra dica: tente identificar os componentes-chave, ou os conceitos fundamentais do conteúdo. Isso vai ser crucial para o seu sucesso no passo 2.

Saiba mais: Técnica mnemônica – memorize mais conteúdo

Passo 2: Ensine a matéria para uma criança

Ok, não precisamos levar esse passo ao pé da letra. A ideia é explicar o conteúdo para uma pessoa leiga, independentemente da idade.

A sugestão de escolher uma criança é porque, assim, você se esforça ainda mais para usar palavras simples. E é exatamente essa a ideia: remover qualquer jargão ou termos difíceis.

Pense bem: qualquer um pode usar um discurso pomposo para soar mais inteligente. No entanto, a verdadeira inteligência está em traduzir a complexidade para todo mundo entender.

Além disso, o jargão às vezes esconde nossa própria falta de conhecimento. Então, ao usar palavras simples, você percebe com mais facilidade quais são seus pontos fracos, o que ainda não faz sentido na sua cabeça e o que falta aprender.

Na ausência de uma “cobaia”, você pode até falar em voz alta para uma plateia imaginária. Contudo, a técnica Feynman funciona melhor com um interlocutor de verdade. É que a pessoa pode fazer perguntas e dar feedback se algum ponto da matéria estiver nebuloso.

Lecionar pode ser constrangedor se você não tem prática? Pode, mas é justamente o que você precisa para seguir à próxima fase.

Passo 3: Preencha as lacunas

Se você consegue explicar usando termos fáceis, é porque compreendeu o conteúdo de verdade. Agora, caso algum ponto deixe a desejar, é hora de retomar as anotações.

Revise seu material de estudos, especialmente as partes que você ainda não entende tão bem. Em seguida, tente formular uma nova explicação.

Repita o procedimento até preencher as lacunas. Talvez valha a pena até mesmo retomar o passo 2 para ter certeza de que nenhum tópico ficou para trás.

Passo 4: simplifique e organize

Chegando a esta altura da técnica Feynman, é bem provável que você já tenha um conhecimento muito mais abrangente sobre a matéria que está estudando. Ainda assim, o trabalho não terminou. É hora de sistematizar o conteúdo.

Quando a explicação simplificada estiver satisfatória, anote-a numa folha em branco. Esse será o seu material de revisão para a posteridade. Dessa forma, sempre que você tiver de refrescar a memória, é só reler essas poucas páginas.

O último passo é supereficiente para quem quer consolidar um conhecimento coerente e profundo. Ao remover os termos técnicos e o excesso de informação, você chega ao âmago da matéria. Eis o segredo para dominar um conteúdo para valer, em vez de só decorar frases.

Saiba mais: É possível aprender mais rápido! Veja como

E então, que achou do método Feynman para aprender melhor? Esperamos que as dicas de hoje tenham sido úteis!

Se você gostou deste artigo, não deixe de se inscrever na newsletter gratuita do Andresan. Sempre trazemos novidades pensadas com carinho para quem está estudando e tentando concurso público. Obrigado pela companhia e até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.