Home Dicas de Estudo Planejamento estratégico para concurseiros

Planejamento estratégico para concurseiros

485
0
Compartilhe
Planejamento estratégico para concurseiros
Planejamento estratégico para concurseiros

Para ter sucesso na vida, você precisa saber aonde quer chegar. Aliás, mais ainda, deve ter noção do que fazer e de como fazer para alcançar seus objetivos. É por isso que hoje vamos falar do planejamento estratégico para concurseiros.

Essa ferramenta, bastante difundida no meio empresarial, também pode ser adaptada aos estudos. Quer saber como? Então siga conosco.

Como montar seu planejamento estratégico

O planejamento estratégico é usado nas organizações para traçar o melhor caminho rumo a determinado objetivo.  Para tanto, são estabelecidas metas, ou o resultado que se quer atingir. Junto a elas, vêm os planos de ação, que detalham como realizar tarefas para alcançar as metas propostas.

Trazendo essa lógica à preparação para concurso público, podemos definir sete passos estratégicos. Vamos a eles:

  1. Encontre o melhor concurso para você

Existem muitas carreiras possíveis dentro do serviço público. Portanto, analise quais são os campos que mais têm a ver com sua formação acadêmica ou suas aptidões naturais. Assim, você reduz o leque de possibilidades e foca energia naquelas que garantirão melhor retorno.

Porém, não restrinja demais suas opções. Afinal, quantos mais provas você tentar, mais oportunidades terá para conseguir a aprovação.

Aqui a dica é se inscrever em concursos de diferentes órgãos, mas dentro de uma mesma área (administrativa, jurídica etc.). Dessa forma, é possível estudar para mais de um certame ao mesmo tempo, aproveitando as disciplinas em comum.

Detalhe: Língua Portuguesa e alguns tópicos de Legislação caem em qualquer processo seletivo. Que tal começar os estudos por aí?

  1. Identifique o que você precisa estudar

Antes de estudar para concurso, uma boa estratégia é conferir os editais passados e ver quais matérias costumam aparecer no conteúdo programático. Você também pode solucionar questões de uma prova anterior como “teste de nivelamento” – para identificar seus pontos fortes e fracos.

A partir daí, você terá uma noção mais específica de quais serão as matérias difíceis. Querendo ou não, são justamente elas que demandam mais horas de estudo.

Saiba mais: Como as provas de concurso são elaboradas?

  1. Faça um plano de estudos

Agora vem a parte da organização. Vale até mesmo anotar na agenda algumas datas-chave.

Por exemplo, caso o dia da prova já esteja marcado, ele será o seu limite. Até lá, a ideia é estar em plenas condições de conquistar a aprovação no concurso.

Tendo em vista o prazo final, organize o cronograma de estudos de acordo com seu tempo disponível. Não precisa passar dez horas por dia em frente às apostilas, mas é importante adotar uma rotina diária de leituras e exercícios para criar o hábito.

O plano de estudos, por sua vez, deve contemplar toda a matéria prevista no edital – e ainda abrir espaço para as revisões periódicas. Além disso, lembre-se de montar um ambiente adequado para o aprendizado, manter uma dieta equilibrada e dormir bem. Todos esses elementos ajudam o cérebro a trabalhar melhor.

  1. Estabeleça metas

Em qualquer planejamento estratégico, uma meta ambiciosa deve ser quebrada em tarefas menores, com prazos curtos de realização. Isso contribui para a pessoa perceber que está progredindo.

Na preparação para concurso público, experimente metas como “estudar um capítulo da apostila por dia”. Esse é um compromisso bem objetivo e, logo, mais fácil de cumprir.

Só não se esqueça de adequar esse plano de ação ao prazo disponível. O conteúdo inteiro tem que estar dominado – e revisado – até o dia da prova.

Saiba mais: Prova simulada ajuda a treinar para o grande dia

  1. Cuide da saúde

Alguns concursos preveem o Teste de Aptidão Física (TAF) aos candidatos aprovados na etapa teórica. Nesses casos, é necessário estar em forma.

Como condicionamento físico não surge do dia para a noite, você precisa seguir um treinamento específico na academia nos meses anteriores ao certame.

Aliás, mesmo quem não enfrenta a TAF deve se preocupar com a saúde. Isso porque passar três horas ou mais numa sala, sob pressão, pode ser desgastante tanto física quanto emocionalmente.

Falando nisso, alguns órgãos públicos também fazem avaliação psicológica. Ela pode apontar quem leva uma vida equilibrada e quem tem alguma questão emocional para resolver.

Tendo em vista tudo isso, procure manter uma rotina de atividades que contribuam para o seu bem-estar e sua saúde mental.

  1. Avalie seu desempenho

Outro ponto importante de um planejamento estratégico consiste nos indicadores de desempenho. Trata-se de avaliar resultados ao longo do processo para saber o que está bom e o que ainda pode melhorar rumo ao objetivo final.

Na lida concurseira, a mera participação em processos seletivos já ajuda a monitorar a performance. É bem provável que você não passe de primeira, mas a experiência acumulada ao longo das provas pode ser útil para conquistar mais autoconfiança.

Fora isso, dá para identificar facilmente as áreas nevrálgicas. Talvez você tenha subestimado a concorrência, ou precise reforçar os estudos numa matéria específica.

Aspectos emocionais e até o tempo gasto para responder cada questão também podem atrapalhar seu desempenho. Por isso, pondere todas essas variáveis antes de continuar tentando a aprovação num certame.

Saiba mais: Como acompanhar o resultado do concurso público

  1. Reorganize as metas

Depois de avaliar seu desempenho até aqui, é hora de redefinir os planos. Se você acha que o esforço não compensa mais, pode ser o momento certo de estabelecer um ultimato. Algo como “ou conquisto a aprovação até o fim do ano, ou parto para outra empreitada”.

Inclusive, temos um artigo bem interessante aqui no blog sobre teste vocacional e orientação profissional. Ele pode ser útil a quem deseje encontrar outro rumo para a carreira.

Agora, caso você tenha certeza de que o serviço público é mesmo o caminho ideal, recobre a motivação para estudar e siga em frente. Quanto mais você se dedicar, melhores serão suas chances de ingressar no emprego dos sonhos.

E conte conosco nessa missão! O Andresan Cursos & Concursos continuará por aqui, sempre oferecendo novas dicas.

Leia também: Veja como aprender mais rápido

Aproveite para se inscrever gratuitamente em nossa newsletter. Dessa forma, você recebe todas as novidades por e-mail. Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.