Home Dicas de Estudo 5 dicas – Mantenha a saúde psicológica na preparação para concursos

5 dicas – Mantenha a saúde psicológica na preparação para concursos

3166
0
Compartilhe
Tédio nos estudos: aprenda a driblar esse obstáculo
Tédio nos estudos: aprenda a driblar esse obstáculo

A preparação para concursos públicos envolve aulas, leituras e a resolução de exercícios. Porém, um elemento tão importante quanto o conhecimento adquirido é a saúde psicológica do candidato. Afinal, a rotina pode ser desgastante, estressante e, muitas vezes, penosa.

Claro que o processo tem sua dose de pressão. Uma prova testa, em poucas horas, o resultado de meses de dedicação e esforço – e um único erro pode significar a eliminação. Por isso, você deve diminuir o peso das responsabilidades. Confira 5 dicas para atenuar a ansiedade e manter o foco em seus objetivos.

1.Tenha metas realistas

Antes de escalar o Everest, um montanhista deve enfrentar caminhos menores para ganhar experiência. O mesmo acontece na jornada do concurseiro. Você pode ter a ambição de passar na prova mais disputada, mas dificilmente conseguirá na primeira tentativa.

A dica é estabelecer um plano de longo prazo. Crie um cronograma de estudos e participe de alguns certames, nem que seja para testar seu conhecimento atual. Somente assim será possível avaliar quanto chão falta para se atingir a meta.

2.Não procrastine

Empurrar as atividades com a barriga pode ser tentador, especialmente se a tarefa envolver alguma matéria mais complicada. Porém, essa ilusão de que há tempo de sobra logo perde espaço para a angústia e a culpa.

Para não ficar com a sensação de que você “deveria ter estudado mais”, siga à risca sua rotina de preparação. Ao fim do dia, o sentimento de dever cumprido superará qualquer dificuldade. Vale, até mesmo, manter uma lista de incumbências e ir riscando-as, uma a uma, conforme forem sendo concluídas.

3.Faça uma lição de cada vez

Ignore o mito da pessoa multitarefa. Pensar em várias coisas ao mesmo tempo cria dois problemas: você perde o foco e ainda sofre por antecipação devido às demandas que estão por vir.

Tente resolver um desafio de cada vez. Organize seu material de estudos, cumpra o cronograma e esqueça-se das demais obrigações. Para melhorar a concentração, desligue as notificações do celular e procure trabalhar num ambiente silencioso. Barulhos e conversas paralelas são gatilhos de distração.

4.Medite

Depois de um dia atribulado, é necessário encontrar ferramentas para “limpar a cabeça”. A meditação pode ser uma delas. Técnicas de respiração ajudam a relaxar o corpo, o que também colabora para reter o conhecimento.

Contudo, há outras formas de conquistar essa serenidade. Atividades físicas mais intensas, como corrida e musculação, também são indicadas. Além de funcionarem como passatempo, mantêm você em forma e com energia para encarar as apostilas e os simulados. O importante é tirar um momento do dia para não pensar em concurso.

5.Converse com os amigos

A preparação para uma prova disputada costuma ser um processo solitário. Por isso, valorize os instantes ao lado da família e dos amigos. Mesmo que você tenha de abdicar de algumas festas, não se afaste completamente da vida social.

Às vezes, uma conversa rápida com gente querida já consegue revigorar os ânimos. Não desmereça o poder dos laços afetivos! E tampouco hesite em procurar ajuda, caso  os sentimentos ruins se tornem frequentes. O acompanhamento de um psicólogo pode lhe auxiliar a entender por que o aperto no peito não passa.

Gostou das dicas? Como você lida com sua saúde psicológica, durante a preparação para concursos públicos? Deixe um comentário e participe da conversa!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.