Home Dicas de Estudo Descanso: a chave para aprender melhor

Descanso: a chave para aprender melhor

514
0
Compartilhe
Descanso: a chave para aprender melhor
Descanso: a chave para aprender melhor

Se você estuda para concurso há algum tempo, sabe que certas matérias demoram para entrar na cabeça. É preciso ler duas, três, cinco vezes o mesmo conteúdo até assimilá-lo de verdade. Porém, não adianta afundar a cara na apostila. Muitas vezes, um pouco de descanso também faz parte do processo.

Essa ideia talvez soe até como senso comum. Afinal, nós sempre afirmamos aqui no blog que as pausas são necessárias para recarregar a energia. Só que, cada vez mais, a ciência vem corroborando a importância desse hábito.

Por exemplo, estudos recentes apontam que pequenos intervalos durante a prática de uma atividade melhoram bastante o aprendizado. Isso porque o cérebro faz um “replay” superveloz das novas informações, ajudando a consolidar memórias.

Quer entender como isso tudo funciona? Então continue conosco. Vamos falar dessa novidade e ainda dar dicas para você potencializar sua preparação para concurso público.

Repetição + descanso = aprendizado

Segundo esta reportagem da BBC Brasil, diversas pesquisas apontam que a prática ininterrupta não é o melhor jeito de desenvolver uma nova habilidade. Em vez disso, o cérebro precisa descansar para transformar a memória transitória em memória duradoura – ou seja, consolidar conhecimento.

Um estudo recente revelou o tal do replay mental. No experimento, 33 pessoas destras tinham que digitar uma sequência numérica com a mão esquerda. O objetivo era bater o maior número de teclas durante dez segundos, e então fazer um intervalo de mais dez segundos.

Com base em exames de magnetoencefalografia, os cientistas puderam monitorar a atividade cerebral desses voluntários. A constatação foi que, após a tarefa, o cérebro repetia aquilo que acabara de aprender.

O espantoso é que esse movimento mental acontecia numa velocidade 50 vezes mais alta. Desse modo, uma ação executada em dois segundos poderia ganhar um replay de milissegundos.

Não à toa, pessoas que se submetiam novamente à mesma tarefa repetitiva acabavam ficando mais habilidosas, conforme pesquisas anteriores já demonstraram. Esses resultados combinados permitem concluir que o breve descanso contribui para a consolidação do conhecimento.

Saiba mais: Vai ter prova de digitação no concurso? Veja como se preparar

Como a memória se transforma em conhecimento

A relação entre descanso e aprendizado é uma velha conhecida da Ciência. Sabe-se que, durante as horas de relaxamento, as memórias saem do hipocampo e vão para áreas do neocórtex. Em outras palavras, elas deixam de ser registros temporários para se transformarem numa recordação perene.

No entanto, até pouco tempo atrás, acreditava-se que apenas o sono teria esse potencial de consolidar o conhecimento. É que, enquanto nós dormimos, ficamos livres de estímulos externos que podem nos distrair.

Com as novas pesquisas, a percepção mudou. Ao que tudo indica, uma memória também pode se consolidar ao longo das leituras e dos exercícios, desde que você respeite as imperativas pausas no meio do caminho.

Vale dizer que a confirmação dessa hipótese ainda depende de mais pesquisas. É preciso considerar, por exemplo, o contexto – já que o ambiente controlado de um laboratório é muito diferente da vida real.

Ainda assim, fica a dica: em vez de ler e revisar o conteúdo até a exaustão, experimente intercalar o estudo com pequenos intervalos. Essa abordagem pode fazer maravilhas pelo seu rendimento.

Leia também: É possível aprender mais rápido! Veja como

Como intercalar estudo e descanso para aprender melhor

O cérebro humano trabalha de duas maneiras diferentes. Há o modo focado, quando prestamos atenção a uma aula ou ao capítulo de um livro. Na outra ponta, há o modo difuso, que acontece nas horas em que relaxamos.

De acordo com os especialistas, deve-se alternar momentos de atenção plena e de sossego para atingir a máxima eficiência no processo de aprendizagem. Aliás, existem até técnicas específicas para tanto.

Por exemplo, quem acompanha nosso blog com frequência já deve ter lido sobre o método Pomodoro. Esse sistema se baseia na cronometragem das atividades: 25 minutos de estudo focado seguidos de 5 minutos de intervalo. Depois, é só repetir o procedimento algumas vezes e realizar uma pausa mais longa posteriormente.

Ainda tem dúvidas? Então acesse o link abaixo para conferir todos os detalhes:

Saiba mais: Técnica Pomodoro para elevar a produtividade nos estudos

Outra sugestão é alternar entre matérias diferentes. Se você sente que o estudo de Legislação não está rendendo, procure ler sobre Atualidades ou Língua Portuguesa. Dessa forma, seu foco muda, o que também pode contribuir para “destravar” o conhecimento.

Sono de qualidade dá um “reset” na cabeça

Nós passamos o artigo inteiro falando na importância do descanso para o aprendizado. Se as breves pausas entre uma atividade e outra ativam os replays mentais, necessários para consolidar memórias, imagine o que uma noite inteira de sono é capaz de fazer! Trata-se de um verdadeiro “reset” no cérebro.

Infelizmente, tem muito concurseiro que negligencia essa parte. Ou vai dizer que você nunca abusou do café nem estudou madrugada adentro tentando assimilar mais conteúdo?

Ocorre que o corpo e a mente dão sinais de esgotamento, tal como a bateria fraca de um celular. Por isso, é essencial recuperar a energia – única forma de acionar o “restart” para funcionar direito no dia seguinte.

Como mencionado anteriormente aqui no blog, o sono tem essa função reparadora. E mais: quando dormimos, os neurônios levam informações ao neocórtex, transformando-as em memórias permanentes.

Esse processo é mais eficaz nos estágios de sono profundo. Logo, nem adianta tirar aquela pestana rápida após o almoço. Você precisa dormir uma noite inteira para colher os benefícios intelectuais.

Saiba mais: Como a qualidade do sono interfere no aprendizado

Continue de olho em nosso blog para mais dicas

Então, gostou do artigo de hoje? Será que as pausas para o descanso também podem melhorar sua rotina de estudos? Conte nos comentários!

E, aproveitando que você chegou até aqui, não se esqueça de inscrever-se na newsletter do Andresan. Todo mês, enviamos conteúdo gratuito com novidades sobre concurso público e várias dicas de preparação. Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.