Home Dicas de Estudo Prova simulada de concurso: treinando para o grande dia

Prova simulada de concurso: treinando para o grande dia

815
0
Compartilhe
Prova simulada de concurso: treinando para o grande dia
Prova simulada de concurso: treinando para o grande dia

O simulado do concurso público é uma ferramenta estratégica na preparação. Afinal, não basta ler apostilas e resolver exercícios: você também precisa se acostumar às condições de realização da prova. Trata-se de um ensaio no qual é possível testar diferentes habilidades, desde o conhecimento adquirido durante os estudos até a inteligência emocional para o grande dia.

Hoje vamos dar dicas de como você pode simular a aplicação de um certame desse tipo. Dá para fazer tudo em casa mesmo! Continue conosco para conferir os detalhes.

Importância dos simulados na preparação para o concurso

O objetivo de um simulado é reproduzir, da maneira mais fiel possível, todos os detalhes de um concurso público. Estamos falando não só do formato da prova, como também do ambiente de aplicação.

Deve-se respeitar, por exemplo, o tempo de resolução das questões e as regras de conduta previstas no edital. Isso ajuda você a se preparar física e psicologicamente para o desafio.

Quem realiza prova simulada de concurso aprende a lidar melhor com a ansiedade, desenvolvendo agilidade de raciocínio mesmo num cenário de pressão psicológica. Mas não é só isso. Também dá para avaliar o próprio desempenho, identificando quais foram as questões mais difíceis e que, por consequência, merecem mais atenção nos estudos dali em diante.

Saiba mais: Quanto tempo gastar em cada questão da prova?

Como realizar um simulado de concurso público em casa

A necessidade de se submeter a um simulado chega a ser tão grande que muitos cursinhos preparatórios para concurso público realizam eventos assim em datas específicas. No entanto, você pode continuar o treino por conta própria. Acompanhe as dicas abaixo para saber como se organizar:

Baseie-se numa prova anterior

A resolução de questões que caíram em certames passados funciona em duas frentes. Primeiro, é um jeito de se familiarizar com a linguagem da banca e o tipo de conteúdo que ela cobra na prova. Segundo, serve para exercitar e fixar o conhecimento que você adquiriu nas sessões de leitura.

Comece pela prova do concurso mais recente. Se já fez ela, experimente misturar questões de provas anteriores, desde que respeitando o número de perguntas para cada disciplina. Por exemplo, se o edital prevê 20 questões de Língua Portuguesa e 30 de conhecimentos específicos, siga à risca essa quantidade para montar o caderno de questões do seu simulado.

Escolha um lugar silencioso

A aplicação dos concursos acontece em locais especialmente designados para esse fim, como escolas ou universidades. Ela também ocorre, em geral, aos fins de semana. Tudo isso é para garantir o máximo de silêncio ao redor, o que contribui para a concentração dos candidatos.

Sabendo que será assim no Dia D, tente escolher um canto igualmente sereno para realizar a prova simulada. Pode ser seu quarto de estudos, ou quem sabe uma biblioteca.

Vale, até mesmo, encontrar uma cadeira e uma mesinha escolar similares às usadas em sala de aula. É um truque para elevar a sensação de veracidade (e, por que não, desconforto) do momento. Ou você acha que participante de concurso passa três horas numa poltrona macia?

Saiba mais: Como funciona a fiscalização de concursos públicos

Cronometre a atividade

Sala de prova não tem relógio aparente – e nenhum candidato pode usar esse acessório para conferir as horas. Ainda assim, existe um tempo máximo para finalizar o processo. Portanto, você deve se acostumar a ser ágil.

Aqui, a dica é programar um cronômetro, mas escondê-lo de vista para não cair na tentação de saber quanto tempo já passou. Estabeleça o limite conforme descrito no edital do certame, claro.

Lembre-se de que a função não termina depois que você responde à última pergunta. No caso das provas objetivas, ainda é necessário preencher a folha óptica com o gabarito. Para provas discursivas ou de redação, talvez seja preciso escrever um rascunho e passar a limpo depois. Todas essas etapas também devem ser simuladas.

Haja como numa prova oficial

Cada concurso tem regras específicas, mas, em geral, há alguns materiais proibidos em qualquer circunstância. Celular, smartwatch e outros eletrônicos são vetados da área de aplicação. Desse modo, desligue seus aparelhos. Não adianta apenas botar no modo silencioso, ok?

A alimentação é outro aspecto a verificar. Às vezes bate uma fominha no meio da prova, devido ao longo tempo de execução e ao gasto de energia comum a esse processo. Por isso, os organizadores permitem a entrada de garrafa d’água e lanche – em recipiente transparente ou embalagem fechada.

Na hora do simulado, deixe sobre sua classe somente os itens permitidos (caneta preta, documento de identificação etc.) e o lanche que você pretende consumir. Sugerimos barra de cereal ou biscoito.

O importante, no dia oficial, é comer alimentos que fazem parte da sua dieta rotineira. Assim não tem risco de piriri por causa de um cardápio exótico.

Saiba mais: 7 motivos surpreendentes de eliminação em concurso

Avalie seu desempenho

Como dissemos no início do artigo, o simulado do concurso público serve para você se preparar. Sabendo disso, não se preocupe se o seu desempenho ficar muito abaixo do esperado. Ainda há tempo de corrigir as falhas.

Para quem errou um volume alto de questões, a dica é simples: continue estudando. Aqui no blog temos diversos posts com conteúdo útil, que vai das técnicas de memorização às sugestões para estabelecer o cronograma de atividades.

O problema é passar muito tempo na mesma posição? Talvez seja o caso de buscar exercícios laborais ou outras dicas de saúde para evitar dores.

Agora, se a maior dificuldade for o nervosismo, aí é necessário tratar os aspectos emocionais que podem interferir no desempenho. Assistência psicológica de profissional da área costuma ajudar.

Saiba mais: 6 dicas para relaxar antes da prova do concurso

E então, tudo certo para realizar sua prova simulada? Esperamos que o post de hoje tenha sido útil.

Se você gostou, aproveite para se inscrever gratuitamente na newsletter do Andresan. Em breve, voltaremos com outras dicas de estudos e novidades sobre preparação para concurso público. Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.