A prova de Conhecimentos Gerais faz parte de diversos concursos públicos. Porém, ao contrário do que acontece com a maioria das disciplinas, nem sempre existe um conteúdo programático bem definido no edital. Sendo assim, como se preparar para responder as questões? Continue conosco e confira algumas dicas.
O que cai na prova de Conhecimentos Gerais no concurso?
Para início de conversa, precisamos registrar que conhecimento geral não é conhecimento sobre todos os assuntos do mundo. Ou seja: a banca não vai exigir de você noções de física quântica, botânica ou língua grega – a menos que alguma dessas matérias faça parte dos conhecimentos específicos para o cargo pretendido, claro.
Basicamente, a ideia é tratar de discussões relevantes para a sociedade contemporânea. Entram aí acontecimentos atuais da Política e da Economia, bem como as relações históricas entre eles.
Abaixo, relacionamos alguns tópicos possíveis para a prova de Conhecimentos Gerais. Note que não se trata de uma lista exaustiva, mas, sim, de exemplos recorrentes nos certames:
– Segurança Pública;
– Transporte;
– Educação;
– Energia e Infraestrutura;
– Desenvolvimento sustentável;
– Tecnologia;
– Geopolítica;
– Mudanças climáticas;
– Saúde;
– Acessibilidade e Inclusão;
– Manifestações culturais;
– Eventos históricos recentes.
Como estudar para a prova de Conhecimentos Gerais
Diante desse leque de opções, é mesmo complicado planejar um cronograma de estudos para Conhecimentos Gerais. Mas as dicas a seguir vão ajudar você. Acompanhe:
- Veja provas anteriores
As provas dos concursos passados sempre rendem um ótimo material de referência. Com elas, você pode se acostumar ao estilo da banca, além de entender quais são os assuntos mais recorrentes ou relevantes naquele processo seletivo.
Cabe dizer que, no caso específico de Conhecimentos Gerais, dificilmente uma pergunta antiga vai se repetir num certame futuro. Afinal, os tópicos de Atualidades mudam bastante. Já as leis e a gramática normativa da Língua Portuguesa podem permanecer inalteradas por décadas, por isso questões anteriores dessas disciplinas às vezes aparecem de novo nas próximas provas.
Saiba mais: Benefícios da resolução de questões para fixar conteúdo
- Acompanhe o noticiário
A melhor maneira de saber o que se passa no mundo – e, consequentemente, o que tem mais chances de cair no concurso – é lendo notícias. Você não precisa acompanhar todos as atualizações dos portais, mas pelo menos o resumo do dia vale a pena conferir.
Os principais veículos de imprensa mantêm newsletters com as manchetes de destaque. Que tal assinar uma? Outra estratégia interessante é ouvir podcasts como Café da Manhã (Folha de S. Paulo) e O Assunto (G1), que trazem debates e análise.
- Escreva sobre o que está acontecendo
Os conhecimentos gerais também aparecem, ainda que indiretamente, em concursos com questões discursivas. Essa bagagem vai auxiliar você a tecer relações entre um fato e outro, ou mesmo a encontrar argumentos para defender um ponto de vista.
Para praticar, eleja um tópico relevante. Depois, reúna informações adicionais sobre esse fenômeno e, então, escreva uma redação de 30 linhas. Quanto mais você variar os assuntos, mais aprenderá!
Saiba mais: 5 dicas para a redação perfeita
Esperamos que o conteúdo de hoje contribua para os seus estudos. Se quiser outras dicas, assine a newsletter do Andresan. Em breve, você vai receber gratuitamente mais orientações sobre como se preparar para concursos públicos. Até lá!