Tem gente que se dedica à preparação para concurso público em tempo integral. Porém, sabemos que essa não é a realidade de todo mundo. Muitas pessoas precisam conciliar os estudos com o trabalho, as tarefas domésticas e outras responsabilidades.
Se esse também é seu caso, o artigo de hoje vai ajudar você. Estamos aqui para mostrar que, sim, é possível aproveitar as poucas horas livres do dia. Basta se organizar um pouquinho – e ter uma boa dose de disciplina – para chegar mais perto da aprovação.
Conciliar trabalho e estudos é uma questão de organização
Logo de cara, precisamos destacar que a quantidade de tempo dedicado às leituras e aos exercícios nem sempre significa aprendizado. Afinal, você pode passar o dia inteiro em frente às apostilas, mas perder o foco devido às distrações do ambiente.
Portanto, não se trata de quantas horas serão gastas na preparação para concurso. O que vale é a maneira como você encara o desafio.
Quem trabalha fora, ou mesmo em home office, certamente vai ocupar boa parte da jornada com os afazeres profissionais. Mas e o terceiro turno? Será que não há duas ou três horinhas do seu dia para reservar ao seu projeto paralelo?
Tente encontrar um espaço na agenda que funcione para você. Estudar à noite pode ser uma solução. Ou, quem sabe, valha a pena ler algo no fim de semana. Seja como for, monte um plano de estudos e siga o seu cronograma à risca. Cada dia a mais de dedicação a essa atividade, mesmo que por alguns minutos, é um novo passo rumo ao conhecimento.
Saiba mais: É possível estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?
Dicas para otimizar o tempo dedicado aos estudos
Primeiro você estabelece um horário fixo para estudar. Essa é a parte da organização. Depois, é necessário cumprir o compromisso, de preferência tirando o melhor proveito de seu tempo dedicado ao concurso público. Aí entra a disciplina.
Nosso blog está cheio de dicas relacionadas a esse tema. Abaixo, segue um compilado delas (os links remetem a artigos completos sobre cada assunto). Confira:
– Fuja das distrações. Se o tempo é escasso, você deve ter foco total. Por isso, deixe o celular em modo avião quando for estudar.
– Potencialize o aprendizado. Vale ler em voz alta, recorrer a truques de memorização ou, ainda, experimentar a técnica Pomodoro. Existem vários métodos para aumentar a produtividade. Eles contribuem para fazer mais em menos tempo (e com qualidade!).
– Aproveite os intervalos. A hora do almoço na firma ou o período de deslocamento no trânsito, se você pega transporte coletivo, podem ser momentos preciosos para reler as anotações. Isso ajuda a fixar a matéria na cabeça.
– Descanse. Não adianta abusar do café nem usar medicamentos estimulantes. Uma boa noite de sono é o melhor recurso para você recuperar sua energia. Ao descansar, o cérebro também faz a manutenção das informações novas – ou seja, retém o que aprendeu ao longo do dia.
– Esqueça-se da concorrência. Sim, haverá pessoas que se prepararam tanto quanto você, ou até mais, mas não é nelas que deve estar a sua atenção. O que interessa é manter o foco nos seus objetivos, melhorando um pouco a cada dia. Dessa forma, mesmo com a agenda apertada, a aprovação na prova vai estar cada vez mais perto.
Saiba mais: Quanto tempo gastar em cada questão da prova?
Gostou? Quer outras dicas? Então assine gratuitamente a newsletter do Andresan. Em breve, voltaremos com mais informações sobre concurso público. Até lá!