O próximo concurso da Polícia Federal está previsto para o dia 19 de agosto. Conforme antecipamos aqui no blog, o certame visa ao preenchimento de 500 vagas na corporação. Há oportunidades para os cargos de delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista.
Se você já deu uma olhada no edital, sabe que o processo será puxado. A primeira etapa consiste na aplicação de prova objetiva e discursiva. Depois, tem exame de aptidão física, avaliação médica e avaliação psicológica, todos de caráter eliminatório.
Dependendo do cargo que você dispute, serão realizados procedimentos adicionais, como a prova de títulos – válida para candidatos a perito ou delegado. Esses últimos também farão prova oral. Já os postulantes a escrivão passarão por uma prova prática de digitação. Haja serenidade e foco para vencer tantos desafios!
Como se preparar para o concurso da Polícia Federal
A esta altura, você já deve ter estudado os conteúdos do concurso da PF, não é mesmo? Chegou a hora de reforçar as revisões. Retome suas fichas de leitura e seus resumos para ativar a memória.
Os conhecimentos exigidos na prova envolvem Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico, Legislação e, principalmente, noções de Direito. As questões objetivas darão ênfase aos assuntos específicos de cada área, então observe, no edital, quais são os temas cobrados.
Lembre-se, também, da etapa discursiva. Candidatos ao cargo de delegado da Polícia Federal precisarão responder a três questões dissertativas e elaborar uma peça profissional. Os demais deverão apresentar uma redação de até 30 linhas. Consulte os cadernos de provas anteriores para conferir quais temáticas são as mais comuns.
Agora, apesar de toda a pressão, procure relaxar. Alimente-se bem e durma cedo na véspera do certame, até porque você precisará chegar com antecedência ao local de aplicação.
Aliás, muito importante: certifique-se de que você sabe onde fica o endereço. Não custa nada acessar o Google Maps, traçar rotas possíveis e ter um plano B, caso sua carona esteja indisponível. Já basta o estresse do concurso. Não tem por que se preocupar com engarrafamentos e atrasos no trânsito.
E depois do concurso, como será?
Tanto esforço compensa. Além dos salários que podem passar dos R$ 22 mil, a carreira na Polícia Federal oferece diversas possibilidades de atuação.
A atividade de agente é a mais versátil. Esse servidor pode trabalhar em aeroportos, na emissão de passaportes ou na polícia de fronteiras. Também há aqueles que ajudam a executar investigações, com o objetivo de prevenir crimes.
Peritos estão num nível hierárquico mais alto. Eles realizam análises científicas para obter as chamadas provas materiais dos atos ilícitos. É por isso que se exige formação superior em áreas específicas, como Geologia, Engenharia Civil ou Medicina.
Já o delegado, formado em Direito, coordena as operações da Polícia Federal. Ele pode liderar frentes que combatam tráfico de animais, trabalho escravo, crimes contra o meio ambiente e crimes contra a União, além de garantir a segurança de autoridades de Estado.
Pronto para tentar carreira na PF? O que mais você tem feito para se preparar antes do concurso? Conte para nós!