Home Dicas de Estudo Quer atingir seus objetivos? Escreva-os

Quer atingir seus objetivos? Escreva-os

692
0
Compartilhe
Língua Portuguesa cai em todo concurso público. Prepare-se!
Língua Portuguesa cai em todo concurso público. Prepare-se!
Língua Portuguesa cai em todo concurso público. Prepare-se!
Língua Portuguesa cai em todo concurso público. Prepare-se!

Atingir objetivos como a aprovação num concurso público requer foco e dedicação aos estudos. No entanto, às vezes o esforço é tão grande que você chega a se perguntar: “por que estou fazendo isto tudo, mesmo?”

Nessas horas de desânimo, é preciso relembrar o motivo de tantas leituras, aulas e provas simuladas. E escrever seu propósito num caderno pode ser a melhor estratégia. Fique conosco para entender os detalhes.

Por que a escrita ajuda a atingir objetivos?

Existem algumas teorias que discutem como a escrita está relacionada à motivação pessoal.

Por exemplo, cientistas acreditam que tirar um tempinho para listar seus objetivos num papel ajuda a criar memórias fortes. Isso porque, quanto mais sentidos você envolve numa tarefa, mais vívida será a lembrança daquela experiência no futuro.

Ou seja: em vez de apenas pensar no que você quer, é importante externar esse desejo. Dessa forma, você coloca todo o seu corpo para trabalhar a seu favor.

Na prática, redigir uma lista de objetivos funciona quase como um ritual. Então, quando você pensar nela em algum momento próximo, provavelmente vai se recordar do ambiente onde estava, da caneta que usou e assim por diante.

Outra hipótese é a da reiteração do pensamento. Veja bem: ao redigir seus objetivos, você acaba realizando um exercício de reflexão. Você começa a pensar se é realmente aquilo que quer para sua vida.

Esse processo pode trazer pelo menos dois resultados: ou você reavalia suas decisões, desiste e parte para outro caminho; ou reforça suas convicções e segue adiante com ainda mais firmeza.

Por fim, há a teoria de que a lista de objetivos funciona como um lembrete ao inconsciente. Afinal, se você reitera as mesmas ideias todo dia, seu cérebro passa a considerar que elas são realmente importantes. Aí sua energia vai estar direcionada para o que importa de verdade: estudar até passar.

Leia também: Ainda não passou no concurso? Confira 5 dicas de motivação

Como listar objetivos realistas de estudos

Mesmo quem tem convicção das próprias escolhas pode se cansar no meio do desafio. Lembre-se: a preparação para concurso público é quase como uma maratona. Nesse cenário, tem muito treino antes da corrida – e, na hora de testar as habilidades, os resultados demoram a aparecer.

Por isso, não adianta pegar o caderninho para escrever um objetivo genérico, do tipo “quero passar na prova X”. Diante do volume de matérias que você deverá estudar, essa intenção pode parecer muito abstrata, quase inatingível. Então seu cérebro buscará qualquer rota de fuga do trabalho difícil, rendendo-se à procrastinação.

Portanto, para você atingir seus objetivos de vida, é necessário que o exercício da escrita esteja atrelado a outras técnicas. Acompanhe algumas sugestões:

  1. Transforme seu objetivo em metas

A diferença do objetivo para a meta é que essa última tem prazo. A data-limite também leva a um plano de ação: sabendo até quando você deve cumprir a tarefa, fica mais fácil definir como fazer isso.

O segredo do sucesso está em fracionar o objetivo geral. Trace metas menores, mais simples de concluir.

Por exemplo: se sua ideia é aprender Legislação, adote a meta de estudar um capítulo da apostila por semana. Ao fim do mês, você terá avançado bastante no conteúdo. Esse senso de progresso é ótimo para manter a motivação.

Vale lembrar que, aqui no blog, temos um artigo ensinando a elaborar um plano de estudos. Se você ainda não organizou o seu, acesse o link ao lado para conferir as dicas.

Saiba mais: Planejamento estratégico para concurseiros

  1. Adote a técnica das páginas matinais

Já ouviu falar nesse método? Basicamente, consiste em começar o dia escrevendo à mão tudo o que você está sentindo ou pensando.

A intenção é deixar as ideias fluírem de maneira espontânea mesmo, sem muita preocupação com o formato do texto. Os adeptos acreditam que esse processo contribui para organizar as emoções.

As páginas matinais podem ser um exercício importante para sua saúde mental durante a preparação para concurso público. Bem sabemos como essa rotina de estudos se torna solitária e angustiante de vez em quando, né?

Frente a isso, “organizar a bagunça” da cabeça todas as manhãs é uma estratégia para recobrar o foco. Você joga fora as preocupações infundadas e abre espaço para relembrar-se de seu propósito.

  1. Mantenha seus objetivos à vista

Às vezes não basta redigir uma lista de objetivos. É preciso enxergá-la o tempo todo.

Tem gente que fixa post-its com esses dizeres na capa da agenda, na porta da geladeira ou no monitor do computador. Desse jeito, não tem como um lembrete passar despercebido.

Aliás, já que os papeizinhos são uma excelente ferramenta de recados para si mesmo, vale ir além. Que tal espalhar algumas frases motivacionais pela casa? Elas dão aquela injeção de ânimo necessária nos momentos de estresse. Clique no link para ver 11 exemplos.

  1. Aproveite o percurso

De novo: concurso público é maratona. Querer resultados imediatos só vai trazer frustração. Tendo isso em mente, aproveite para celebrar cada pequena conquista de sua trajetória.

Superou a meta de estudar um capítulo por semana? Parabéns!

Não conseguiu avançar tanto assim no cronograma? Respire fundo e reorganize suas metas de acordo com seu ritmo de vida.

Pensar no futuro é importante, mas antecipar-se demais gera ansiedade. E esse sentimento atrapalha bastante o rendimento nos estudos.

Em outras palavras: para atingir os objetivos amanhã, você tem

7 motivos surpreendentes de eliminação em concurso
7 motivos surpreendentes de eliminação em concurso
7 motivos surpreendentes de eliminação em concurso
7 motivos surpreendentes de eliminação em concurso

que lidar com os desafios de hoje. Viva um dia de cada vez.

Dica: Alivie a pressão psicológica da preparação para concurso

Conte com Andresan para atingir seus objetivos

E então, gostou das sugestões? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil.

Se você já adota a técnica de escrever os objetivos no papel, deixe um comentário relatando sua experiência! O depoimento pode ajudar outras pessoas que estão se preparando para concurso.

E, já que chegou até aqui, aproveite para se inscrever gratuitamente na newsletter do Andresan. Em breve, voltaremos com novos artigos dando dicas de estudos que ajudarão você a conquistar a aprovação.

Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.