Home Cursos e Concursos Concurso: o que levar para a sala de prova

Concurso: o que levar para a sala de prova

2084
0
Compartilhe
Prova simulada de concurso: treinando para o grande dia
Prova simulada de concurso: treinando para o grande dia

Todo concurso público estabelece uma lista de materiais permitidos e proibidos no local de aplicação. Essas regras constam no edital e podem variar de um certame para outro. Ainda assim, a lista do que levar para a sala de prova geralmente segue alguns princípios básicos que vamos apresentar agora. Confira!

O que levar para a sala de prova na hora do concurso

A grande preocupação dos fiscais é evitar a entrada de dispositivos eletrônicos, papéis com anotações ou qualquer outro item que permita ao candidato colar. Por isso, as bancas organizadoras dos concursos restringem o rol de materiais permitidos ao mínimo necessário. Observe:

Caneta preta

A caneta esferográfica de tinta preta é a ferramenta padrão para anotações. Com ela, você vai preencher a folha óptica, assinar a lista de presença e escrever eventuais rascunhos.

Lembre-se de escolher um caneta com corpo transparente. Ou melhor, uma não: leve duas ou três. Sempre é bom ter equipamento reserva para o caso de a carga acabar, até porque os chefes de sala não costumam emprestar materiais!

Já lápis, borracha, apontador, régua e estojo devem ficar em casa. Eles não são aceitos em qualquer concurso.

Documento de identificação

Ao entrar no local de prova, você precisará comprovar sua identidade. Para tanto, valem apenas documentos oficiais com foto. Pode ser o RG, a carteira de trabalho ou a carteira de habilitação.

Leve o documento impresso original. Como dispositivos eletrônicos são proibidos durante o certame, não dá para apresentar a CNH digital disponível no aplicativo de celular, por exemplo.

Lanche e água

Provas desse tipo geralmente duram várias horas, quando não o dia inteiro. Por esse motivo, a banca organizadora do concurso permite aos candidatos consumirem lanches dentro da sala de aplicação.

Só que há regras. Em geral, é necessário levar a comida fora da embalagem, em potes transparentes. Isso porque os pacotes de biscoito e salgadinho podem esconder papéis com anotações.

A garrafa d’água também deve ser transparente. Por via das dúvidas, remova o rótulo do produto.

Uma vantagem de levar o lanche em potes é que você não faz tanto barulho. Imagine abrir uma embalagem metálica de salgadinho no meio da prova: desconcentra todo mundo!

Saiba mais: Dicas de etiqueta concurseira para se comportar durante a prova

Máscara

Na pandemia de Covid-19, participantes de concursos públicos precisam usar máscara durante o tempo inteiro. É prudente levar uma ou duas máscaras reservas num saco plástico transparente, para usar caso a sua fique suja ou úmida ao longo da prova. Como seria de se esperar, os fiscais não fornecem equipamento de proteção aos candidatos.

Celular?

Eletrônicos são proibidos na sala de prova do concurso. Portanto, nada de relógio de pulso, smartwatch ou telefone celular.

Está certo que, nos dias de hoje, é difícil sair de casa sem o smartphone. Muita gente depende dele até para chamar o motorista que vai dar carona.

Frente a essa realidade, alguns organizadores de concurso oferecem um saco para o candidato guardar seus pertences. Ali você pode deixar carteira, chaves e telefone. Lembre-se de desligar o aparelho, pois, se ele tocar no meio da prova, é eliminação na certa.

Saiba mais: 7 motivos surpreendentes de eliminação em concurso

No entanto, cabe ressaltar que essa regra vale apenas para alguns certames. Em outros casos, não há local para guardar pertences e o celular deve permanecer em casa. Para não ter erro, consulte o edital.

Tudo certo até aqui? Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. Se você gostou, aproveite para se inscrever gratuitamente na newsletter do Andresan. Em breve, voltaremos com dicas de estudo e preparação para concurso público. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.