Se você acompanha nosso blog com frequência, sabe que a atividade física é um componente importante da preparação para concurso. E não estamos nos referindo apenas às provas que exigem TAF. Todo mundo se beneficia da prática, nem que seja com alguns exercícios laborais feitos em casa.
O que é ginástica laboral e por que concurseiros devem fazer
A ginástica laboral, ou ginástica ocupacional, é bastante conhecida em empresas. Ela consiste num treino para corrigir a postura, evitar a fadiga muscular e combater a tensão durante o trabalho. São alongamentos e outros movimentos simples, que podem ser executados em qualquer ambiente.
Você, enquanto estudante, provavelmente passa muitas horas do dia em posições desconfortáveis – seja lendo as apostilas, seja escrevendo redações. Ao fim da jornada, o corpo pode ficar cansado, rígido e dolorido. A tendência é que os problemas se agravem no longo prazo, causando dores crônicas e até lesões.
Bem sabemos que a produtividade está ligada ao condicionamento físico. Portanto, se o corpo não vai bem, o rendimento nos estudos cai. É por esse motivo que você deve reservar uns minutinhos diários para os exercícios laborais.
Exercícios laborais para ajudar nos estudos
Abaixo, listamos alguns dos alongamentos mais comuns. Nossa dica é que você realize o treino após o expediente de estudos, ou mesmo no intervalo entre uma leitura e outra. Isso ajuda a aliviar o estresse.
Lembre-se de que estes exercícios laborais são apenas sugestões. Caso o desconforto persista, procure auxílio profissional de fisioterapeuta.
- Preparação
Fique de pé, mantendo as costas eretas e os ombros alinhados. Se necessário, afaste um pouco os pés para aumentar o equilíbrio.
Inspire profundamente. Depois, solte o ar aos poucos. Repita o procedimento pelo menos cinco vezes.
- Alongamento de braço
Entrelace os dedos das mãos em frente à sua barriga. Erga os braços acima da cabeça, esticando-os ao máximo. Mantenha a posição por 20 segundos.
Em seguida, ponha as mãos para trás das costas. Cruze-as novamente e estique os braços em direção ao chão. Mantenha a posição por 20 segundos.
- Alongamento para as mãos
Estique os braços para a frente e deixe as mãos para cima, como se fizesse um sinal de “pare”. Com calma, movimente os punhos para levar os dedos para baixo e para cima, sempre deixando os braços retos. Repita 15 vezes.
- Elevação de pernas
Fique na ponta dos pés por cerca de 15 segundos e retorne à posição inicial. Repita o movimento cinco vezes.
- Rotação de tronco
Flexione levemente os joelhos. Gire o tronco para a direita e para a esquerda numa velocidade moderada. Faça isso 20 vezes (dez para cada lado).
- Relaxamento de pescoço
Faça a rotação de pescoço. Leve a cabeça para a direita e para a esquerda, dez vezes de cada lado.
Depois, mova o queixo em direção ao peito, como quem faz “sim” com a cabeça. Retorne à posição neutra e repita o procedimento dez vezes.
Por fim, leve a cabeça para trás o máximo que puder e retorne à posição original. Repita dez vezes.
Gostou das dicas? Esperamos que os exercícios laborais ajudem você a tornar a rotina de estudos mais agradável. Não se esqueça de nos contar como foi a experiência!