Home Fique por dentro Saiu o edital. O que fazer agora?

Saiu o edital. O que fazer agora?

673
0
Compartilhe
Autossabotagem
Autossabotagem

Nós sabemos que é possível preparar-se para concurso antes mesmo da oficialização do certame. Basta se basear nas provas anteriores e estudar o conteúdo a partir daí. Porém, quando sai o edital, o cenário muda.

Esse documento sacramenta não só as disciplinas que o candidato deve dominar, como também o tempo que resta até o grande dia. Portanto, a seguir listaremos algumas providências que você precisa tomar assim que recebe a notícia tão esperada. Confira:

  1. Marque as datas importantes

O edital traz pelo menos duas datas importantíssimas: o prazo para inscrições no concurso e o dia de aplicação da prova. Anote-as na sua agenda de estudos, pois todo o seu planejamento posterior dependerá delas.

A razão para isso é bem simples: se você deixa para se inscrever na última hora, corre o risco de ter algum contratempo. Já imaginou enfrentar instabilidade no site da banca e não conseguir acessar o sistema? Ou seja: melhor resolver essa parte logo, né?

Quanto à data do certame, bem, ela será o limite para você aprender todo o conteúdo que cai na prova. O que nos leva à próxima dica…

Saiba mais: Checklist com as datas mais importantes do concurso público

  1. Confira o conteúdo programático

Como dissemos no início do artigo, é possível estudar para concurso antes do lançamento do edital. Visto que muitos conteúdos são recorrentes, dá para se basear nas provas anteriores e começar a preparação a partir delas.

Essa, inclusive, é uma estratégia para ganhar tempo. Afinal, se você decide estudar apenas depois que o certame é oficializado, terá poucas semanas para assimilar toda a matéria.

Ainda assim, dê uma olhada no conteúdo programático descrito no edital. O documento lista detalhadamente todos os tópicos que poderão cair na prova.

Talvez tenham surgido atualizações desde o concurso passado. Sendo esse o caso, haverá necessidade de alterar o plano de estudos.

  1. Reorganize seu cronograma

Essa é, justamente, a próxima etapa. Precisa acomodar novas disciplinas na sua rotina? Então preveja momentos de leitura e exercícios para aprimorar seu conhecimento.

A propósito, vale a pena reorganizar completamente o cronograma. Se possível, intensifique a quantidade de horas dedicadas aos estudos, já que essa será sua prioridade até o dia da prova.

Evidentemente, é importante montar um planejamento realista. Não adianta organizar um quadro com dez horas diárias de atividades, se você não terá tempo nem saúde para essa maratona.

Lembre-se de ser flexível. Imprevistos acontecem, de modo que um plano de estudos muito apertado, sem margem para atrasos, pode se tornar angustiante.

E, claro, não deixe de lado os períodos de descanso. O sono e o lazer são imprescindíveis para quem quer melhorar o desempenho em qualquer tarefa.

Leia também: Dicas para organizar o tempo e otimizar os estudos

  1. Priorize as revisões

Tão logo ocorre a divulgação do edital, começa a contagem regressiva até o dia do concurso. Desse modo, sobra um tempo limitado para testar e lapidar o próprio conhecimento.

É verdade que ainda dá para aprender conteúdo novo. Por outro lado, também é importante revisitar as matérias que você já domina, como forma de refrescar a memória.

Por isso, abra espaço no seu cronograma de estudos para os exercícios de revisão. Eles devem ser, pelo menos, semanais.

As provas simuladas também são uma excelente ferramenta de aprendizado. Elas testam tanto o seu conhecimento teórico quanto a sua inteligência emocional para o certame.

  1. Mantenha o foco

Nós já dissemos neste blog que é possível estudar para concurso e manter a vida social ativa. Só que as vésperas do certame não são o melhor momento para farra.

Claro que você pode ir a um almoço de família de vez em quando ou comemorar o aniversário do melhor amigo. No entanto, tome cuidado com o excesso de distrações.

Os meses que antecedem a aplicação da prova são cruciais para a sua concentração. Assim, os estudos precisam estar no topo das suas prioridades.

As maratonas de séries podem ficar para depois. Aquela viagem de férias tão sonhada, idem.

Tenha em mente que você está abdicando de algumas regalias agora para conquistar um objetivo, que é a aprovação no concurso público. Depois que esse período passar, o sabor da recompensa será ainda melhor.

Saiba mais: Planejamento estratégico para concurseiros

  1. Controle a sua ansiedade

Devemos admitir que, por mais que você tente afastá-la, a ansiedade sempre dá um jeito de aparecer. Ela está lá quando o concurso foi anunciado e a banca foi escolhida, mas o edital ainda não saiu. E persegue os candidatos mesmo depois disso.

Durante os meses anteriores à prova, a pressão psicológica tende a crescer. Pudera: você investe tempo nos estudos, renuncia a atividades sociais e às vezes até viaja para outra cidade, tudo para passar num processo seletivo altamente concorrido.

Na véspera do certame, os nervos ficam ainda mais aflorados. Tem gente que mal consegue dormir, de tanta expectativa!

Nesse ponto não existe uma receita única, pois cada pessoa lida com a ansiedade à sua própria maneira. De qualquer forma, podemos sugerir algumas estratégias para você aliviar o estresse:

– Pratique atividades físicas;

– Faça meditação (pode ser guiada por aplicativo) no início da manhã ou ao fim do dia;

– Evite alimentos gordurosos (que, além de prejudicar o rendimento nos estudos, podem agravar quadros de gastrite);

– Tenha acompanhamento psicológico com uma pessoa habilitada.

Dica: Precisamos falar sobre a saúde mental dos concurseiros

Gostou das dicas? Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil para você.

Aproveite que chegou até aqui e cadastre-se na newsletter do Andresan. É grátis. Em breve, voltaremos com novidades para ajudar você na preparação para concurso público. Até a próxima e bons estudos!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.