Home Dicas de Estudo Quer estudar para concurso? Responda estas 7 perguntas primeiro

Quer estudar para concurso? Responda estas 7 perguntas primeiro

784
0
Compartilhe
Quer estudar para concurso? Responda estas 7 perguntas primeiro
Quer estudar para concurso? Responda estas 7 perguntas primeiro

O concurso pode ser um excelente passo rumo a uma carreira de sucesso. A estabilidade no cargo e o salário acima da média, além da possibilidade de contribuir para o bom funcionamento da máquina pública, são alguns dos motivos que levam tanta gente a se preparar para as provas.

No entanto, dar esse passo costuma ser desafiador. Isso porque é necessário ter disciplina, foco e, em muitos casos, aprender conteúdos que não foram vistos na escola ou na faculdade. Sem contar que, quando já lidamos com outras responsabilidades na vida (casa, família, trabalho…), dá medo de abdicar de uma delas para voltar a estudar.

Nessas horas, nossa mente pode pregar peças. É que o cérebro humano gosta de novidade, mas, havendo muita coisa nova para assimilar, ele pode entrar em parafuso. Fora isso, o córtex pré-frontal – parte responsável pela escolha entre diferentes opções – consome uma quantidade enorme de energia.

Portanto, é preciso se perguntar: a carreira pública é mesmo para você? Vale a pena investir tempo e esforço na preparação para um concurso? Em artigo publicado no site TED Ideas, a escritora Whitney Johnson, especialista em desenvolvimento de talentos, apresenta outros sete questionamentos que podem ajudar numa possível mudança de vida. Confira-os abaixo, adaptados à realidade concurseira:

  1. Estudar para concurso é um sonho alcançável?

Quem nunca imaginou o que faria com o prêmio milionário da Mega Sena, não é mesmo? Acontece que, se você não joga, não tem nenhuma chance de faturar o dinheiro. E, mesmo para quem aposta, a probabilidade de acertar as seis dezenas é remota.

Existe uma distância enorme entre sonhos (quase) inatingíveis e objetivos realmente possíveis. Antes de tudo, é importante estabelecer essa diferença.

Passar num concurso público pode ser bem mais simples que ganhar na loteria. Basta você acreditar no seu potencial e trabalhar para desenvolver suas habilidades.

Saiba mais: Teste vocacional ou orientação profissional? Dê um rumo à sua carreira

  1. Dá para testar a rotina de estudos?

Segundo Whitney Johnson, uma pessoa inspirada para atingir os objetivos tende a começar de maneira grandiosa. No caso da preparação para concurso, seria algo como passar dez horas por dia com a cara enfiada nas apostilas.

Calma! As “prateleiras do seu cérebro” estão cheias de outros pensamentos e emoções. Desse modo, encontrar espaço para tanta conhecimento novo pode ser complicado.

Como resolver a situação? Comece devagar. Experimente reservar uma hora por dia para as leituras. Assim você cria o hábito de estudar e afasta a procrastinação.

Depois, aos poucos, aumente o tempo dedicado à tarefa, mas sempre respeitando seus limites físico e mental. Lembre-se: você deverá sustentar essa rotina no longo prazo sem se cansar.

  1. Você tem familiaridade com o assunto?

A curva do conhecimento avança quando encontramos um misto de novidade e reiteração das informações que já sabemos. Funciona assim: quando uma matéria nos é familiar, sentimo-nos em segurança e relaxamos. Porém, ficar só nesse conteúdo fácil gera estagnação.

Por sua vez, os assuntos novos, em poucas doses, causam uma surpresa agradável. Contudo, se há muita novidade ao mesmo tempo, as sensações são de ansiedade e medo.

Aqui, a dica é encontrar um ponto de equilíbrio. Comece pelas disciplinas mais fáceis do edital – como Língua Portuguesa, que você certamente viu na escola. Em paralelo, vá experimentando um pouquinho de Legislação, Lógica ou outros tópicos que estimulem a pensar fora da caixa.

  1. O objetivo combina com sua identidade?

Explorar novas áreas significa, por extensão, afastar-se do lugar de origem. Claro que permanecer em território familiar será mais fácil, mas seu crescimento pessoal pode estacionar num patamar baixo. Por outro lado, adentrar num mundo novo às vezes é extenuante, principalmente se ele não combina nadinha com sua personalidade.

Mais uma vez, recomenda-se o equilíbrio. Sempre avalie as oportunidades, mesmo se elas fugirem um pouco do seu campo de atuação. Talvez você não tenha nenhuma experiência com Segurança Pública, mas se adapte facilmente à rotina da Polícia Civil, por exemplo.

Só não tente se moldar à corporação apenas para passar num concurso público. Em vez disso, encontre um caminho que tenha a ver com sua identidade e suas aspirações de vida.

  1. O resultado compensa o investimento?

Bem, essa é uma das perguntas mais simples de responder. Se você se identifica com a carreira no serviço público, estudar para concurso é o investimento certo. Afinal, essa é a única forma de assumir o cargo desejado sem depender de eleições nem de apadrinhamento político.

No fim das contas, a preparação vai além de um certame. Trata-se de um projeto de vida. Quanto antes você despertar para sua vocação, mais cedo poderá investir nos estudos e colher as recompensas no futuro.

Saiba mais: Tenho mais de 50 anos. Devo tentar concurso público?

  1. A carreira se alinha a seus valores?

De acordo com Whitney Johnson, as pessoas têm dois tipos de valores: aqueles que revelam à sociedade e aqueles mais sombrios, que ficam escondidos do escrutínio público. Nesse segundo grupo podem estar a sua ambição, a vontade de ganhar bastante dinheiro ou a necessidade de ascender numa hierarquia para conquistar poder.

Os valores sombrios, na opinião da autora, sufocam o crescimento saudável de um indivíduo como se fossem células cancerosas. Ao mesmo tempo, podem contribuir positivamente, se trabalhados da forma certa.

Por isso, você deve entender quais aspectos de sua personalidade os alimentam e, se necessário, tirá-los das sombras. Por exemplo, dinheiro é importante para sanar as necessidades básicas, mas será que isso vai resolver todos os seus problemas? Nesse ponto, um pouco de inteligência emocional ajuda bastante.

  1. É esse o seu propósito?

Whitney destaca uma citação do poeta e ativista Wendell Berry: “O mundo está repleto de lugares. Por que será que estou aqui?”

Explorar seu propósito de vida pode ser uma ótima estratégia para se decidir entre uma carreira ou outra. No caso do serviço público, mais que uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, esse é um meio de contribuir para melhorar a sociedade. Que tal ter essa motivação em mente ao se preparar para concurso?

Saiba mais: Como funciona o plano de carreira no serviço público

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. Para mais informações sobre concursos públicos e dicas de estudos, assine a newsletter do Andresan. É grátis!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.