Home Dicas de Estudo 5 dicas de organização para estudar melhor

5 dicas de organização para estudar melhor

873
0
Compartilhe
Perrengues de concurseiro e como evitá-los
Perrengues de concurseiro e como evitá-los

Se o rendimento nos estudos anda aquém do esperado, pode ter a ver com falta de método. Por isso, preparamos dicas de organização para você retomar o controle de sua rotina.

Organize-se para estudar melhor com estas dicas

Horários fixos, ambiente adequado e equilíbrio entre estudo e lazer: esses são alguns dos fatores que vão elevar sua produtividade. Quer entender por quê? Então confira a lista de sugestões a seguir:

  1. Defina horários

Primeiro avalie o tempo disponível para os estudos. Você consegue separar uma manhã inteira para as leituras e os exercícios? Ou pelo menos duas horinhas, toda noite?

Aqui não importa tanto a quantidade de horas. O que vale é escolher um horário fixo para as tarefas – e cumprir o cronograma à risca.

É necessário manter a constância para criar o hábito de aprender. Assim, a atividade acaba se tornando parte da rotina.

  1. Estabeleça objetivos

Depois que você define o horário, é preciso saber o que estudar. Isso vai depender de seu objetivo na carreira pública.

Cada edital prevê matérias diferentes que caem na prova. Veja quais são os requisitos para passar no certame de seu interesse e monte um plano de estudos. (Não chega a ser tão diferente daquele quadro de horários das disciplinas, que os jovens usam na escola.)

Dica: tente cumprir metas semanais, como “finalizar o capítulo X da apostila”. Assim dá para perceber o progresso do próprio aprendizado.

Saiba mais: Estudando em casa? Veja como organizar a rotina

  1. Crie um ambiente adequado

Preparação para concurso público exige foco e concentração. Para tanto, é importante eliminar as distrações.

Tente encontrar um cômodo da casa que seja silencioso, onde não haja telefone tocando nem televisor ligado. O ambiente de estudos também deve ter boa iluminação e circulação de ar, o que aumenta o conforto.

Ainda, observe a ergonomia. Se você pretende passar o dia inteiro em frente ao computador, convém investir numa cadeira de escritório para evitar dores nas costas.

  1. Tenha uma agenda

O planner pode ser um ótimo parceiro na organização da rotina. Esse tipo de agenda serve para distribuir as tarefas num calendário, considerando as prioridades de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você consegue estudar um pouco a cada dia, sem se sobrecarregar nem deixar nenhum conteúdo para trás.

Outra vantagem do caderninho (ou aplicativo de celular, como queira) é assinalar as datas importantes. Entram aí o prazo para inscrições, o dia da prova teórica e as etapas subsequentes, no caso de certames com testes práticos.

Saiba mais: Checklist – datas mais importantes do concurso público

  1. Permita-se descansar

Estudante experiente sabe que o cansaço é inimigo da produtividade. Chega um momento em que os olhos pesam, o corpo começa a doer e a cabeça não coordena mais as ideias.

Esses sintomas sinalizam que já passou da hora de parar. Portanto, antes que seu organismo entre em curto-circuito, lembre-se de encontrar tempo para o lazer. Vale, inclusive, prever horários na agenda para o descanso. Tenha sempre intervalos nos turnos de trabalho e, pelo menos, um dia de folga na semana.

Quer outras dicas de organização para estudar melhor? Então inscreva-se gratuitamente na newsletter do Andresan. Em breve, voltaremos com mais conteúdo sobre concurso público. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.