Home Dicas de Estudo Persistência: a chave para passar num concurso

Persistência: a chave para passar num concurso

737
0
Compartilhe
Persistência: a chave para passar num concurso
Persistência: a chave para passar num concurso

A preparação para concurso público pode ser desafiadora. As matérias difíceis, a ansiedade pelo lançamento do edital e a perda de motivação ao longo do caminho são obstáculos que qualquer estudante enfrenta. Nessas horas, é importante ter persistência, uma qualidade que faz a diferença no caminho rumo à aprovação.

O artigo de hoje traz dicas para você exercitar seu lado perseverante. Fique conosco!

A diferença entre persistência e insistência

Muitos coachs de carreira gostam de diferenciar persistência de insistência. Embora haja dicionários que tratem esses termos como sinônimos, a distinção ajuda a entender atitudes que travam o progresso de algumas pessoas.

Perceba: insistir é tentar repetidas vezes, de maneira obstinada, quase teimosa. O indivíduo deixa de enxergar as barreiras ao redor, pois tem um objetivo muito específico em mente.

Qual é o problema com essa abordagem? Ora, não adianta insistir num equívoco. Se você sempre trilhar a rota errada, nunca vai alcançar o destino que quer.

A persistência, por outro lado, leva em conta todas as dificuldades da jornada. A ideia é aprender com os erros para melhorar a performance. A cada tropeço, você corrige o rumo e fica um passo mais perto da linha de chegada.

E, convenhamos, são muitos os empecilhos da lida concurseira. Tem gente que se atrapalha logo no início, quando busca conhecimentos específicos para a prova e percebe que há muito a estudar. Outros candidatos têm domínio do conteúdo, mas deixam o nervosismo afetar seu desempenho. Até mesmo a falta de dinheiro pode dificultar a preparação para a carreira pública.

A solução é encarar essas questões não como problemas, mas como desafios. E persistir para superá-los.

A matéria está complicada? Entenda como vencer a resistência às disciplinas difíceis.

O nervosismo tomou conta? Exercite sua inteligência emocional para o certame.

A grana está curta? Monte um planejamento financeiro para concurseiros.

Sobretudo, lembre-se de seu objetivo principal: a aprovação. É ele que dará gás para você continuar.

Saiba mais: Ainda não passou no concurso? Confira 5 dicas de motivação

Dicas para trabalhar a persistência

Persistência, obstinação, força de vontade: chame como quiser. Trata-se mais de um estado de espírito que de uma virtude intrínseca ao ser humano. Portanto, é possível melhorá-la. Aqui vão algumas sugestões que podem ajudar você nesse sentido:

Acredite no processo. O conhecimento não vem da noite para o dia. É preciso dar um passo de cada vez, ou seja, aprender um pouquinho a cada dia. Para organizar a jornada, sugerimos a adoção de um plano de estudos.

Tenha metas pequenas, mas constantes. Estudar um capítulo da apostila é mais fácil que ler a apostila inteira, certo? Quando você finaliza essa tarefa simples, fica com senso de dever cumprido e nota que progrediu mais um tanto. Logo, a dica é quebrar o objetivo principal (a aprovação no concurso) em metas menores, exequíveis em uma semana. De capítulo em capítulo, dá para assimilar todo o conteúdo!

Encontre motivação. Um simples bilhete com uma frase de apoio em frente ao seu computador pode dar ânimo nos dias mais difíceis. Tente cercar-se de positividade, mesmo sabendo das dificuldades ao longo do caminho.

Quer outras dicas? Então inscreva-se gratuitamente na newsletter do Andresan. Em breve, voltaremos com mais conteúdo para quem almeja a aprovação num concurso público. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.