Os concursos para tribunais são uma ótima alternativa de ingressar na carreira pública. Além de haver diversas opções de cargos, que pagam bem e garantem estabilidade, a preparação para a maioria das provas segue uma base comum de disciplinas. Continue conosco e saiba mais!
A carreira no Poder Judiciário
O Poder Judiciário é composto por dezenas de tribunais ao redor do Brasil. Entre eles, podemos destacar os:
– Tribunais Regionais Eleitorais (TREs);
– Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs);
– Tribunais Regionais Federais (TRFs);
– Tribunais de Justiça (TJs).
Enquanto as instâncias superiores têm sede em Brasília, os tribunais regionais se espalham pelo país. Há fóruns e varas tanto nas capitais quanto nos municípios de interior. Somente o TRE/RS, por exemplo, está presente em mais de 140 cidades gaúchas.
Para dar conta de tamanha estrutura, é necessário um grande contingente de servidores. Eles se dividem basicamente em técnicos e analistas (as nomenclaturas variam, mas as funções são parecidas).
O técnico judiciário é o servidor de Nível Médio. Ele pode atuar na área administrativa ou realizar apoio especializado, caso tenha curso técnico na área.
Já analistas são profissionais de Nível Superior, o que significa remuneração mais alta. Atuam na área jurídica (exclusiva para bacharéis em Direito), na área administrativa ou em setores especializados.
Saiba mais: Estabilidade é privilégio ou direito do servidor?
Como é a preparação para concursos de tribunais
A vantagem em tentar diferentes concursos de tribunais é que muitas disciplinas coincidem. Ou seja: você consegue estudar para mais de um certame ao mesmo tempo, elevando suas chances de aprovação.
Todas as provas vão ter questões de Língua Portuguesa, isso é um fato. Tópicos de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Civil também são bastante recorrentes. Além deles, pode haver perguntas sobre administração pública e legislação.
Alguns concursos demandam, ainda, informática e raciocínio lógico. E, claro, tem os conhecimentos específicos para o cargo pretendido, quando se aplique.
Os links acima levam a artigos sobre cada um dos temas em destaque. Acesse para se aprofundar nos assuntos de seu interesse!
Bancas dos concursos para tribunais também se repetem
Não é só o conteúdo dessas provas que aparece em diferentes ocasiões. As próprias bancas organizadoras dos concursos para tribunais costumam ser as mesmas. Entre as mais comuns, estão o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a Fundação Carlos Chagas (FCC), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).
Responder perguntas de processos seletivos passados é uma excelente tática de estudo. Com ela, você testa suas habilidades e vai se acostumando ao estilo das provas. Portanto, sua rotina preparatória deve contar com material didático focado na resolução de questões.
Saiba mais: Resolução de questões ajuda a fixar conteúdo
E não se esqueça de assinar nossa newsletter. É de graça! Assim, você fica por dentro das novidades sobre concurso público e recebe dicas exclusivas de estudos.00