Você já tentou algumas provas, mas ainda não passou num concurso público? Talvez seja hora de analisar os motivos que impedem a sua aprovação.
Convenhamos que é raro alguém passar de primeira. Em geral, o candidato precisa acumular um pouco de experiência até conseguir a vaga desejada. Ainda assim, a tendência de quem se dedica à lida concurseira é atingir resultados satisfatórios mais cedo ou mais tarde. O que será que está acontecendo no seu caso?
5 razões que impedem você de passar num concurso público
Abaixo listamos possíveis explicações para seu desempenho aquém do esperado. Sugerimos que você analise a lista não com sentimento de culpa, mas como uma oportunidade de identificar erros e aprender com eles. Vamos lá?
- Desorganização nos estudos
Quem quer passar num concurso não pode estudar só “quando sobra tempo” nem ler apenas as matérias fáceis. É importante desenvolver um método para otimizar o aprendizado.
Portanto, organize seu plano de estudos. Separe um horário específico para as tarefas e tenha metas para avançar um pouquinho a cada dia no conteúdo.
Também vale experimentar diferentes técnicas de produtividade. Alguma certamente vai ser mais adequada para o seu ritmo. (Acesse os links para mais dicas.)
- Muita concorrência
Alguns certames se tornam complicados não pelas questões difíceis da prova, mas porque são muito concorridos. E no meio dos candidatos haverá pessoas que se prepararam tanto quanto você – ou até mais.
É por esse motivo que insistimos: ganhe experiência. Participar de outros processos seletivos vai ser bom para se acostumar à pressão psicológica, ou mesmo ao estilo de perguntas da banca organizadora. Assim você conquista segurança para melhorar seu desempenho.
- Questões emocionais
Tem gente que vai superbem nos simulados, mas trava quando o concurso é para valer. Já passou por isso? O famigerado branco acontece porque a ansiedade toma conta da sua cabeça.
Lembre-se de que não basta dominar a matéria. Você também precisa dominar seus ânimos.
Para tanto, vale a pena exercitar a inteligência emocional. Procure entender como sua mente reage aos estímulos – e como driblar as situações ruins. Táticas de meditação, respiração consciente ou mindfulness podem ajudar.
- Talento
Vamos ao momento sincerão: será que você ainda não passou no concurso porque está se sabotando inconscientemente? Será que, no fundo, acha que não nasceu para a carreira pública?
Muitas pessoas buscam a aprovação num órgão federal por causa do salário alto ou da estabilidade. Mas só isso não basta. O emprego dos sonhos é aquele que permite a você aplicar seus talentos ou satisfazer aspirações pessoais. Pense nisso ao tentar o serviço público.
- Tempo
Agora digamos que você já tem um método eficiente para estudar, testou suas habilidades em algumas provas, reforçou a parte emocional e tem certeza de que quer a carreira pública. O que falta, então? Tempo.
Continue lendo as apostilas, resolvendo questões e participando das provas que você desejar. Com determinação e força de vontade, em algum momento a aprovação vem!
Saiba mais: Ainda não passou no concurso? Confira 5 dicas de motivação
Gostou? Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil para você. Aproveite para se inscrever gratuitamente na newsletter do Andresan. Em breve enviaremos mais dicas de preparação para concurso público. Até lá!