Você pretende seguir carreira na área de segurança pública? Então o concurso para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul pode ser um caminho.
Estima-se que o próximo certame aconteça em 2023, o que dá tempo de sobra para a preparação. Quanto antes você começar, maiores serão suas chances de aprovação no processo seletivo. A seguir, veja o que fazer.
Como funciona o concurso da PC/RS
O site da Polícia Civil gaúcha mantém uma área com editais, provas e gabaritos de concursos passados. Por ali já dá para ter uma ideia de como a seleção dos novos servidores funciona.
A primeira etapa é a de capacitação intelectual. Ou seja, trata-se da prova escrita com questões objetivas e uma redação. Vale destacar que 50% da pontuação está relacionada à Língua Portuguesa.
Peguemos como exemplo o último certame para escrivão e inspetor de polícia, ocorrido em 2013. Nessa seletiva, a primeira parte da prova era composta por 30 questões objetivas de Português, valendo um ponto cada, e por uma redação com peso de 20 pontos. Na segunda metade, vinham as 50 questões de conhecimentos específicos, também valendo um ponto cada.
Saiba mais: Português para concurso e seus níveis de exigência
Os candidatos aprovados na fase de capacitação intelectual ainda precisam passar por outras avaliações. Entram aí o teste de aptidão física, a sindicância sobre a vida pregressa, os exames de saúde e a avaliação da aptidão psicológica. Somente então é divulgada a lista dos classificados para o curso de formação da PC/RS. (Acesse os links anteriores para saber detalhes sobre algumas das fases mencionadas.)
Como se preparar para o concurso da Polícia Civil do RS
Como você vê, o concurso público da PC/RS avalia diversas habilidades. Os candidatos devem demonstrar conhecimento teórico, mas também saúde física e mental.
Essa última parte depende de seu estilo de vida. Praticar atividades aeróbicas regularmente, manter uma dieta equilibrada e exercitar a inteligência emocional são atitudes importantes para você chegar ao período de provas na sua melhor forma.
Quanto ao desempenho intelectual, é preciso estudar. Os conhecimentos específicos dependem do cargo pretendido (podem envolver noções de Direito, Informática etc.). Já as habilidades em Língua Portuguesa e redação são básicas para qualquer pessoa que pretenda ingressar na corporação.
É por isso que o professor Andresan Machado está lançando a 2ª Turma do curso Português – Foco Total, voltado especificamente ao concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Será um semestre intenso de aulas 100% on-line, baseadas nos aspectos dos editais mais recentes da PC/RS.
O programa prevê encontros teóricos e práticos ao vivo, incluindo todos os tópicos da matéria e a resolução comentada de questões. Também tem aulas voltadas apenas para redação e pacotes de correção dos textos dos alunos.
Não dá para perder essa chance, hein? Lembre-se: a prova de Língua Portuguesa e redação corresponde a até 50% da pontuação na etapa teórica do certame! Portanto, vale a pena investir numa preparação focada. Clique aqui e faça a pré-inscrição!