O plano de estudos é fundamental na preparação para concurso público. Com esse recurso, você organiza seus horários, determina as disciplinas prioritárias e mantém uma rotina constante de leituras e revisões. Tal esforço aumentará bastante suas chances de aprovação.
Dicas para montar um plano de estudos supereficiente
Quer saber o que fazer para ajustar o cronograma à correria do seu dia a dia? Então confira o passo a passo a seguir. Se necessário, acesse os links ao longo do texto e se aprofunde em cada assunto. Boa leitura!
- Saiba quais matérias estudar
Primeiro, analise o edital do concurso para verificar quais disciplinas estão previstas no conteúdo programático. Liste todos os tópicos e vá atrás de material didático específico, ou então de um curso preparatório que cubra esses temas.
A chamada oficial ainda não saiu? Sem problemas. É possível preparar-se para o certame antes mesmo da publicação do edital. Basta consultar as provas anteriores para conhecer as matérias recorrentes.
- Organize um quadro de atividades
Agora, arranje um período fixo do dia para dedicar-se aos estudos. A quantidade de horas vai depender de seu tempo livre. (Não se esqueça que, além do trabalho e das tarefas domésticas, deve-se reservar uma parte da jornada para atividades físicas e de lazer.)
Digamos que você consiga três horas diárias para estudar. Dentro desse turno, monte um quadro-horário das disciplinas, como se faz na escola. Distribua-as em blocos de meia hora, por exemplo, reservando mais tempo para o conteúdo difícil ou para as matérias que tenham peso maior na prova.
- Estabeleça um ritual de estudos
É importante manter a rotina para o plano de estudos funcionar. E como os melhores hábitos se criam? Com repetição.
Portanto, siga à risca seu quadro-horário. Se a terça-feira for dia para ler a apostila de Língua Portuguesa, então estude Língua Portuguesa. Não é o momento de se envolver com Direito Constitucional ou Matemática.
Além da constância nas atividades, procure manter o ambiente confortável e faça pequenas pausas para exercícios laborais. A mente só funciona quando o corpo também está legal.
- Reserve tempo para as revisões
Tão importante quanto ler matéria nova é revisar o conteúdo para fixá-lo na cabeça. Por isso, seu plano de estudos deve prever períodos de revisão.
Que tal usar a última hora da sexta-feira para revisitar todas as anotações da semana? Assim, você refresca sua memória.
Ainda, vale submeter-se a uma prova simulada uma vez por mês. O simples fato de resolver questões dos concursos passados ajuda a treinar para o grande dia. Sem contar que você descobre quais assuntos está dominando e quais ainda tem que aprender.
- Ajuste seu método de aprendizagem
Existem diversas técnicas para aprender mais rápido, para potencializar o aprendizado e, claro, para otimizar o tempo dedicado a essa tarefa. Porém, nem todas funcionam para todo mundo. Cabe a você experimentar os diferentes métodos até encontrar aqueles que forem mais satisfatórios.
Talvez as primeiras semanas de preparação para o concurso demandem alguns ajustes, tanto na rotina quanto no plano de estudos em si. Ainda assim, aos poucos, você vai encontrando seu ritmo e acostumando-se à nova realidade.
Gostou das dicas? Então confira nosso post sobre as datas importantes na agenda do concurseiro! E aproveite para cadastrar-se em nossa newsletter. Em breve, traremos outras informações para ajudar você a ingressar na carreira pública. Até breve!