As recentes medidas de distanciamento social, necessárias para conter a pandemia de Covid-19, mudaram os hábitos dos estudantes. Cresceu a procura pela Educação a Distância (EaD), e até mesmo os cursos presenciais tiveram que se adaptar ao meio digital. Nesse contexto, muita gente precisa aprender a aprender on-line.
Como estudar pela on-line com qualidade
Aulas pela internet têm vantagens e desvantagens, como já comentamos aqui no blog. Alguns pontos positivos são a flexibilidade de horários e o ganho de tempo, já que você não tem que encarar trânsito para chegar ao cursinho. A parte desafiadora é transformar sua casa num local propício para os estudos.
Quer ajuda? Então acompanhe algumas dicas:
- Monte um ambiente adequado
A mesa da cozinha talvez não seja o melhor lugar para estudar, especialmente se você mora com mais pessoas. Encontre um cantinho sossegado. Preste atenção à ergonomia (cadeira confortável é tudo!) e a outros detalhes, como a iluminação e o silêncio. Esses elementos facilitam o processo de aprendizagem.
- Teste o equipamento
EaD só se torna possível se você cumprir requisitos técnicos. Geralmente, basta instalar um aplicativo de videoconferência no computador e ter uma conexão rápida à internet. Verifique, antes da aula, se tudo está funcionando corretamente. Dica: quanto mais perto do roteador, mais forte e estável será seu sinal de Wi-Fi.
- Mantenha uma rotina
A constância de horários colabora na criação de hábitos. Tanto faz se você prefere estudar on-line de manhã ou à noite: o importante é manter um cronograma de atividades regular. Os cursos presenciais são, sempre, no mesmo dia e na mesma hora, certo? Pois a lógica também se aplica ao ensino a distância.
- Evite distrações
Manter a concentração nos estudos pode ser bem difícil, estando em casa o tempo todo. Vizinho gritando, cachorro latindo, telefone tocando… Rola de tudo! Ainda assim, você deve evitar ao máximo os gatilhos de distração. Desligue a TV e deixe o celular no modo avião. Se necessário, use fones bloqueadores de ruído – ou pelo menos invista numa trilha sonora relaxante.
- Use as redes sociais a seu favor
As redes são péssimas companheiras de classe (vide a dica anterior). Porém, fora do turno de aula, elas conectam você a outros concurseiros. Existem grupos de discussão no Facebook para trocar ideias sobre a matéria. Também vale acompanhar perfis motivadores no Instagram.
- Faça pausas
Aí você assistiu à videoaula, leu a apostila no tablet, depois ficou horas no grupinho do Face para discutir o conteúdo. Chega de internet, né? Os momentos de descanso são essenciais para reter o conhecimento. Agende intervalos para comer bem, dormir, praticar atividade física ou desenvolver um hobby.
- Conheça seu próprio ritmo
07Reconhecemos que nem todas as dicas desta lista serão seguidas à risca. Algumas soluções de aprendizado on-line podem dar mais certo que outras, dependendo das necessidades de cada indivíduo. O jeito é ir testando as possibilidades e ver o que se encaixa melhor na sua rotina.
Ao longo do post, deixamos vários links para artigos relacionados ao tema de hoje. Que tal continuar a leitura? Assim, você se prepara ainda melhor para o desafio de estudar em EaD. Aproveite!