Home Cursos e Concursos Concurso Público: Como manter o foco em meio à quarentena

Concurso Público: Como manter o foco em meio à quarentena

988
0
Compartilhe
Autossabotagem
Autossabotagem

Está todo mundo meio atarantado, né? Desde que a Covid-19 se espalhou por aqui, a vida é marcada por incertezas. Pode ir para a rua? Ou é melhor ficar em casa? Quantos dias para o comércio voltar a abrir? Quando retomaremos a rotina? Frente a essas perguntas, estudar para concurso público não parece a maior das preocupações.

Concurso público: estabilidade em tempos de turbulência

Entendemos a sua aflição. Queremos, todos, preservar a nossa saúde e a dos nossos familiares. Sabemos que o novo coronavírus é uma ameaça real, que continuará nos assombrando por muitos meses.

E, mesmo depois da quarentena, a situação tende a continuar complicada. Haverá impacto econômico. Talvez a recessão leve ao fechamento de muitos negócios. O desemprego pode aumentar.

Com tantos dramas imediatos – doença, afastamento social, falta de dinheiro –, fica até difícil imaginar o Brasil no longo prazo. Só que é justamente no futuro que está a cabeça de quem pretende tentar um concurso público.

Estudar para uma prova dessas exige tempo e dedicação. Não é tarefa que se resolva em uma ou duas semanas. São meses (quiçá anos) lendo apostilas, resolvendo exercícios e preparando-se emocionalmente para o desafio.

Quem tem foco sabe: qualquer que seja o tamanho da crise, o concurso público é uma garantia de estabilidade no fim da jornada. Pode demorar e pode haver turbulência no caminho, mas, com dedicação e paciência, sempre chegamos ao nosso destino.

Dicas para não desanimar durante a quarentena

Tá difícil manter o ânimo mesmo assim? Então vamos a algumas dicas para acalmar o coração.

Desconecte-se. Acompanhar as notícias é importante, sem sombra de dúvidas. Porém, o excesso de informação pode atrapalhar sua rotina de estudos.

Por isso, durante o dia, concentre-se nas apostilas e nas videoaulas. Desligue o aparelho de TV. Fuja das redes sociais, que são um gatilho nocivo de distração. Deixe o noticiário e as mensagens de WhatsApp para o fim da tarde.

Domine a ansiedade. Claro que a apreensão faz parte da rotina, principalmente em tempos tão atribulados quanto os atuais. Ainda assim, você deve tratar o sentimento como um estímulo, não como um freio para o seu crescimento. O link ao lado tem dicas bem bacanas sobre esse aspecto. 😉

Se desligar os equipamentos eletrônicos não for suficiente, invista em técnicas de meditação. O simples ato de respirar adequadamente, com pausas e controle do diafragma, colabora para relaxar a cabeça. É como se fosse uma faxina nos pensamentos negativos.

Mantenha a motivação. Reiteramos que preparação para concurso público é objetivo de longo prazo. Para não perder o foco num alvo que está tão longe, vale estipular metas menores e dar-se uma recompensa depois.

Por exemplo, proponha-se a ler cinco capítulos da apostila até o fim da semana. Conseguindo isso, você assiste ao seu seriado favorito na sexta à noite. Exploramos a estratégia mais a fundo neste post.

Ah, quando o desânimo bater, também dá para se inspirar nas conquistas de outras pessoas. Esta lista de frases motivacionais para concurseiros sempre funciona!

Que tal? Esperamos, sinceramente, que o conteúdo de hoje auxilie você a enfrentar a quarentena. Precisando de mais dicas, siga acompanhando o blog do Andresan. Cuide-se, fique em casa e bons estudos!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.