Home Cursos e Concursos A crise econômica vai acabar com os concursos no Brasil?

A crise econômica vai acabar com os concursos no Brasil?

2076
0
Compartilhe
Como estudar no inverno sem perder o foco?
Como estudar no inverno sem perder o foco?

Entra governo, sai governo e os boatos continuam. Talvez você já tenha ouvido por aí que a crise econômica vai acabar com os concursos públicos no Brasil. Afinal, fala-se tanto nas dificuldades para fechar o orçamento que, realmente, surgem algumas sugestões. Tem quem defenda a privatização, ou mudanças na carreira dos servidores.

Porém, a verdade é que essas alternativas para “salvar o país” não passam de especulações. O que importa é o que diz a lei. E, até o momento, não há motivos para alarde.

Realização de concurso público está prevista na Constituição

A Constituição Federal determina que, para assumir um cargo público, o candidato deve ser aprovado em concurso. Está no Artigo 37, pode conferir.

Como bem sabemos, alterar o texto oficial não é tão simples. Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) demanda a avaliação de comissões parlamentares, bem como votações na Câmara e no Senado. São tantas instâncias que o processo pode se arrastar por anos.

Atualmente, não existe qualquer proposta para eliminar o Artigo 37 da Constituição. Ou seja: os concursos públicos vão continuar. Qualquer informação contrária é fake News (clique no link para saber como frear o avanço das notícias falsas).

Claro que existem períodos de instabilidade. Para conter gastos, alguns governantes decidem suspender a realização dos certames por tempo indeterminado.

Só que esse cenário não se sustenta no longo prazo. Isso porque a sociedade depende de serviços essenciais, como polícia, hospitais gratuitos e tribunais. Todos esses órgãos dependem de concurso para completar o quadro de funcionários. Sem a aplicação das provas, a máquina pública para. Portanto, cedo ou tarde, aquele esperado edital vai sair.

Driblando as expectativas pela abertura do concurso

Em se tratando de concurso público, o grande desafio é diminuir a ansiedade dos candidatos. Mesmo os processos seletivos que já foram aprovados podem demorar muitos meses até acontecer. É preciso selecionar a banca organizadora, elaborar as questões e, somente aí, abrir as inscrições para os interessados na vaga. Imagine, então, os casos que ainda nem têm previsão de prazo!

Isso significa que você pode relaxar nos estudos? Pelo contrário. Quanto mais tempo até o dia da prova, melhor. Preparação para concurso público está mais para maratona que para corrida de 100 metros rasos. Tenha paciência.

Entendemos que, com a crise econômica e a suspensão temporária de certames importantes, talvez aquele cargo dos sonhos demore um pouco mais para ficar disponível. Nesse meio-tempo, nada impede que você estude para mais de um concurso simultaneamente.

Vale a pena voltar a atenção para órgãos municipais, por exemplo. Muitos deles oferecem remuneração atrativa, com a vantagem da baixa concorrência.

Pense nessa etapa como um trampolim para sua carreira no serviço público. Que tal atuar uns anos na sua cidade? Com salário e estabilidade garantidos, você pode avaliar se o trabalho exercido é aquilo que você esperava.

Se quiser ir além, basta seguir com a rotina de apostilas, aulas e revisões no turno inverso. Lembre-se: todos os órgãos estaduais e federais também realizarão concurso algum dia. É o que está na lei. O resto são especulações e boatos.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha elucidado as suas dúvidas. Gostou? Então continue de olho no blog do Andresan – Cursos & Concursos. Em breve, voltaremos com novidades. Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.