Você lê e relê as apostilas, mas nada de reter a informação na cabeça? Talvez seja hora de estudar melhor. A seguir, vamos apresentar três técnicas para aprender o conteúdo de verdade. Essas dicas serão estratégicas na sua preparação para concurso público.
Técnicas para estudar melhor (de acordo com a neurociência)
Uma recente reportagem da BBC News Brasil explica como potencializar os estudos. As dicas são baseadas em investigações científicas, levando em conta o funcionamento do nosso cérebro. Confira as recomendações dos pesquisadores.
- Recite em voz alta o que você leu
Quando lemos um texto, estamos criando novas conexões entre os neurônios. Porém, se não praticarmos o que aprendemos, a memória recente vai embora logo.
É por isso que não basta sublinhar a apostila ou fazer resumos da matéria. Você deve recordar-se ativamente do que foi assimilado.
Primeiro, leia o texto. Grife as partes importantes e anote palavras-chave. Em seguida, tente explicar o conteúdo em voz alta (sem colar!).
Vale, ainda, recitar as palavras-chave ao longo do dia. Quanto mais você rememorar, mais sólido será o entendimento. Aliás, não é à toa que exercícios de revisão e provas simuladas fazem parte da rotina do concurseiro. Eles também ajudam nesse processo.
- Defina uma recompensa para o seu esforço
A reportagem da BBC sugere que você intercale períodos de estudo focado com breves intervalos de descanso. Por exemplo, cronometre 25 minutos para concentrar-se na tarefa. Não interrompa a atividade nem para comer, muito menos para mexer no celular.
Quando o tempo terminar, faça uma pausa de cinco minutos. Ouça uma música, mande mensagem para um amigo ou assista a um vídeo para se distrair. Depois, repita o procedimento.
Parece familiar, né? Trata-se da técnica Pomodoro, sobre a qual já falamos aqui no blog. Esse sistema de esforço e recompensa eleva a produtividade, pois você não sobrecarrega a cabeça.
- Alterne entre exercícios diferentes
Nosso cérebro opera em dois modos: o focado (quando estamos prestando atenção à explicação) e o difuso (quando estamos relaxados). É necessário alternar entre os dois estados para aprender de forma adequada.
Já reparou como as melhores ideias surgem em momentos de distração, como o banho ou uma caminhada? Pois é. Precisamos de tempo para as informações se organizarem.
Seguindo essa lógica, a técnica Pomodoro se mostra excelente. No entanto, às vezes nem ela colabora.
Caso você empaque num conteúdo difícil, a dica é mudar. Deixe os tópicos de Legislação de lado e parta para os exercícios de Português, por exemplo. Ao voltar para a primeira matéria, sua cabeça estará mais preparada para receber aquele conhecimento.
Corpo são, mente sã – inclusive nos estudos
Por fim, destacamos que a preparação para concurso público vai muito além das técnicas de estudo. Os macetes que ensinamos hoje colaboram bastante para você aprender melhor. Contudo, eles só fazem efeito se mente e corpo estiverem funcionando corretamente.
Lembre-se da trinca: sono de qualidade, alimentação balanceada e atividade física regular são essenciais. Quer saber por quê? Acesse os links e continue a leitura!
E não deixe de conferir as novidades do blog do Andresan. Toda semana, trazemos artigos inéditos para quem sonha com a carreira pública. Até a próxima!