Um novo concurso para escriturário do Banrisul deve sair em breve. Trata-se de mais uma oportunidade para quem concluiu o Ensino Médio e está buscando uma carreira no setor bancário.
A prova é objetiva, realizada em turno único, e o certame não exige redação nem teste de aptidão física. Confira mais informações a seguir.
Dados sobre o concurso Banrisul 2019
O último concurso para o cargo venceu em março deste ano. Isso significa que o Banco do Estado do Rio Grande do Sul precisa realizar uma nova seleção antes de contratar pessoal.
E a necessidade de preencher as vagas é grande. Segundo informações do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, o déficit de funcionários do Banrisul fica entre 20% e 30%.
Em outras palavras, as agências operam com equipes menores que o recomendado, pois muitos concursados se aposentaram em 2016 e 2017. Dessa maneira, é apenas uma questão de tempo para que a instituição divulgue o edital com a data e os locais de aplicação da próxima prova.
No concurso para escriturário do Banrisul de 2015, os candidatos responderam a 80 questões objetivas. A primeira metade abrangia os conhecimentos gerais: Língua Portuguesa; Matemática e Raciocínio Lógico; Domínio Produtivo de Informática. Depois, vinham os conhecimentos específicos: Conhecimentos Bancários; Atendimento; Ética e Legislação de Equidade de Gêneros e Igualdade Racial; Técnica de Vendas.
O que faz um escriturário do Banrisul
O trabalho de escriturário não exige formação específica. Qualquer pessoa com nível médio de escolaridade pode tentar uma vaga. Entre as incumbências, estão:
– Atendimento ao público;
– Organização de documentos e correspondências;
– Atualização de dados em sistemas operacionais;
– Realização de tarefas administrativas ou financeiras;
– Divulgação e venda de produtos e serviços do banco.
A jornada de trabalho é de 30 horas semanais. Além do salário básico, o funcionário do Banrisul conta com benefícios como gratificação semestral, auxílios refeição e alimentação, vale-cultura, plano de saúde e plano de previdência privada.
Como se preparar para o concurso para escriturário do Banrisul
Cabe reforçar que todas as informações oficiais sobre o concurso do Banrisul constarão no edital, assim que o documento for divulgado. Até lá, porém, você já pode começar a preparação por conta própria.
Primeiro, pesquise as provas anteriores e observe o gabarito das questões. Essa é uma forma de familiarizar-se com a linguagem e o tipo de conteúdo cobrados no certame. O material também poderá servir de base para eventuais simulados que você queira realizar.
Em paralelo, organize uma rotina de estudos. Defina um horário fixo do dia para você assistir a aulas preparatórias, ler apostilas e fazer exercícios de fixação e revisão da matéria. Não se esqueça de reservar pequenos períodos de intervalo entre uma sessão e outra. A técnica Pomodoro pode ajudar na sua produtividade.
Quer resultados ainda melhores? Então conheça o curso preparatório do Andresan. São videoaulas ministradas a distância e focadas nos principais tópicos do concurso do Banrisul. Estude sem sair de casa! Você poupa o dinheiro do transporte e ganha mais tempo para se dedicar às tarefas.
Nossa equipe de mestres está preparada para deixar você ainda mais perto da aprovação. Aproveite essa oportunidade! Estude conosco e ingresse na carreira de escriturário do Banrisul.