A uma semana para o fim das inscrições no concurso MPU 2018, o Ministério Público da União decidiu retificar o edital. O documento passou a incluir a disciplina Promoção da Igualdade Racial no programa da prova. Essa medida vale tanto para o cargo de técnico (nível médio) quanto para o cargo de analista, que exige formação em Direito. A seguir, conheça os detalhes do certame.
Informações sobre o concurso MPU 2018
As inscrições para o concurso do MPU estão abertas desde o dia 23 de agosto. Elas podem ser feitas no site da banca examinadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), até hoje, dia 10 de setembro. As provas estão previstas para ocorrer em 21 de outubro.
Serão dois cargos em disputa. O cargo 1 é o de Analista do MPU – Especialidade: Direito, voltado a candidatos graduados na área. A remuneração parte de R$ 11.259,81.
Já os participantes com nível médio podem pleitear uma vaga no cargo 2, que é o de Técnico do MPU – Especialidade: Administração. Os rendimentos iniciais ficam em R$ 6.862,72.
Ambas as modalidades preveem um exame com 120 questões de certo/errado, envolvendo conhecimentos básicos e específicos. Aspirantes a analista também deverão produzir um texto dissertativo. Confira as disciplinas discriminadas no edital:
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa;
Acessibilidade;
Ética no Serviço Público;
Legislação Aplicada ao MPU e ao CNMP;
Promoção da Igualdade Racial.
Conhecimentos Específicos – Analista Judiciário
Direito Administrativo;
Direito Constitucional;
Direito do Trabalho;
Direito Processual do Trabalho;
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Penal Militar.
Conhecimentos Específicos – Técnico Administrativo
Noções de Direito Administrativo;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Administração;
Noções de Arquivologia;
Noções de Administração Orçamentária, Financeira e Orçamento Público.
Estão abertas 47 vagas no Brasil inteiro. No entanto, os candidatos aprovados permanecerão num cadastro de reserva. O último concurso do MPU convocou mais de 4 mil classificados.
Como é a carreira no Ministério Público da União
O Ministério Público da União inclui órgãos como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Juntas, as instituições atuam como fiscais da lei, defendendo o patrimônio nacional e os interesses do povo.
Cabe ao MPU o controle externo da atividade policial. Os membros têm liberdade para acusar e pedir a absolvição de réus. Portanto, trata-se de uma entidade autônoma indispensável para a manutenção da democracia, pois protege os cidadãos na defesa dos direitos garantidos pela Constituição.
O analista do MPU especializado em Direito atua em procedimentos extrajudiciais, bem como em processos judiciais e administrativos. Suas atribuições englobam, ainda, a realização de perícias, avaliações e vistorias, além da participação em comissões e equipes de trabalho.
Já ao técnico do MPU especializado em Administração compete elaborar documentos e auxiliar as chefias em processos judiciais e administrativos. Também faz parte das incumbências do cargo realizar levantamentos de dados e atuar em eventos oficiais.
Interessou-se? Ainda dá tempo de participar do concurso MPU 2018! Conheça os cursos intensivos do Andresan – Cursos & Concursos para técnico e analista. Nós podemos ajudar você na preparação. Não perca essa oportunidade!