Quando a data do concurso se aproxima, é normal bater aquele nervosismo. Porém, existem bons hábitos que podem ajudar você a manter a tranquilidade durante a prova.
5 bons hábitos que todo concurseiro deve adotar
Abaixo, listamos cinco dicas que servem tanto para concurseiros de primeira viagem quanto para os mais experientes. Acompanhe nossas sugestões e fique mais perto da tão desejada aprovação!
1.Alimente-se bem
O cérebro consome 30% da energia do corpo humano. Por isso, a alimentação balanceada é indispensável para garantir disposição e foco mental.
Comece o dia com um desjejum reforçado: pão, queijo, café com leite, frutas ou outras comidinhas de sua preferência. Se o concurso durar o dia inteiro, não se esqueça de levar lanches. Muitos certames permitem o consumo de frutas e barras de cereais durante a prova. Uma garrafa d’água também é bom para manter o organismo hidratado.
2.Controle a ansiedade
A esta altura, você já estudou tudo o que podia. Nem pense em virar a noite revisando o material didático! Esse esforço apenas deixará sua cabeça mais confusa.
Prefira concentrar-se no momento presente. Algumas técnicas de meditação colaboram bastante para acalmar os ânimos. Experimente fechar os olhos, inspirar o ar até encher os pulmões e expirá-lo com bastante calma. Repita o procedimento algumas vezes e você vai notar que estará mais leve.
3.Chegue com antecedência
Concursos públicos têm critérios bem rígidos quanto ao horário de fechamento dos portões e de início das atividades. Portanto, planeje-se para chegar ao local do certame com tranquilidade.
É provável que o trânsito nas imediações esteja lento, devido ao grande fluxo de pessoas que participarão da prova. Sendo assim, verifique o mapa das redondezas e observe rotas alternativas. Aplicativos como o Waze indicam caminhos possíveis, em dias de tráfego pesado. Se você for de ônibus, pesquise as linhas e opte pela mais rápida.
4.Monte um kit de concurseiro
Todo edital lista o que você pode ou não pode levar consigo para a sala de exame. Celular, por exemplo, geralmente permanece desligado e dentro de um envelope lacrado.
Separe os itens essenciais e guarde-os num estojo ou numa bolsa. Documento de identificação, lanchinho, caneta preta com corpo transparente, lápis e borracha são os materiais principais. Aliás, leve mais de uma caneta e teste-as na véspera. Nem os fiscais, nem os demais candidatos terão obrigação de lhe emprestar algo.
5.Vista roupas confortáveis
Pode parecer bobagem, mas a roupa que você veste tem influência na sua concentração. Um sapato muito apertado ou uma blusa quente demais se tornam distrações extras, pois impedem que o corpo relaxe.
Para evitar esses contratempos, escolha peças que você costuma usar no dia a dia. Lembre-se do conselho da vovó e leve um casaquinho, também. Muitos concursos públicos ocorrem em colégios antigos, que são prédios úmidos e com corrente de ar. Sem conforto térmico, a mente não atinge seu potencial.
Pronto: seguindo as nossas recomendações, você tem tudo para dar o seu melhor no dia da prova. Conhece outros bons hábitos que podem ajudar os amigos concurseiros a se dar bem? Deixe um comentário!