Home Fique por dentro Saiba mais sobre o concurso INSS 2018/2019

Saiba mais sobre o concurso INSS 2018/2019

4598
0
Compartilhe

Um novo concurso do INSS está entre as prioridades do Ministério do Planejamento. A informação foi dada no início de abril, durante encontro de representantes da pasta com membros da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS).

A evasão de servidores é um dos principais problemas do Instituto Nacional de Seguro Social. Entre aposentadorias, exonerações e óbitos, foram mais de 1,5 mil baixas de técnicos apenas em 2017. Para os cargos de analista, o número chega a 158.

Além da defasagem de pessoal, existe o fato de que o último certame, ocorrido em 2015, já está vencendo. Por isso, torna-se necessária a realização de uma nova prova.

Concurso INSS 2018/2019 ainda não tem data prevista

Ainda não existe autorização oficial para o concurso INSS 2018/2019. Prevê-se que o Planejamento tome uma posição a partir de agosto, quando expira o prazo da seletiva anterior. Até lá, as atenções do governo estarão focadas no preenchimento de vagas para a Polícia Federal e para a Polícia Rodoviária Federal.

Vale lembrar que segurança pública tem sido uma preocupação expressiva em todo o país. Numa realidade que também contempla contenção geral de gastos, é improvável que haja muitos processos seletivos ao mesmo tempo. Logo, não se deve criar expectativas quanto à abertura de novos editais.

De qualquer modo, a incerteza em relação às datas do próximo certame não precisa desmotivar os candidatos a um cargo no INSS. Pelo contrário: trata-se de mais tempo para os estudos. Baseando-se no conteúdo das provas anteriores, você pode começar a preparação desde já.

Como se preparar para o concurso do INSS

A banca organizadora do concurso INSS de 2015 foi o Cespe/UnB. Havia 800 oportunidades para técnico do seguro social (nível médio) e 150 para analista do seguro social (nível superior). As vagas de analista exigem formação em diversas áreas, como Direito, Administração, Pedagogia, Psicologia e Ciências Sociais, entre outras. Na ocasião, os profissionais contemplados foram os de Serviço Social.

As provas consistiram em 120 questões de certo ou errado. As primeiras 50 perguntas correspondiam a conhecimentos básicos, enquanto as demais tratavam de conhecimentos específicos do cargo.

Para a vaga de técnico, era necessário ter noções de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Regime Jurídico Único e Ética no Serviço Público. A etapa específica dizia respeito às questões de Seguridade Social.

Para a vaga de analista, os conhecimentos básicos envolviam Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária e Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência. A segunda parte tratava, especificamente, do Serviço Social.

Confira os cadernos de prova no site do Cespe/UnB. Esse será um ótimo material de referência para seus estudos. No link, também consta o edital com todas as atribuições dos servidores do INSS. Dessa forma, você pode verificar se leva jeito para seguir carreira no órgão público.

Que achou do post de hoje? Deixe um comentário! E não se esqueça de acompanhar nosso blog para conferir outras dicas sobre concursos.

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.