Cresce a expectativa pelo concurso do Ministério Público da União (MPU). O secretário-geral do órgão, Alexandre Camanho, declarou recentemente que o edital deve sair ainda em 2018. O certame será realizado para suprir a defasagem de servidores e efetuar cadastro de reserva.
Estão previstas diversas oportunidades. Para candidatos de nível médio, há a carreira de técnico, com remuneração que chegará a R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Já os concurseiros com escolaridade superior podem tentar uma vaga de analista em sua área de formação. Com o reajuste de janeiro do ano que vem, os vencimentos chegarão a R$ 12.455,30.
Como é a carreira no MPU
O Ministério Público da União abrange diferentes órgãos, tais como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Juntas, as instituições atuam como fiscais da lei, defendendo o patrimônio nacional e os interesses do povo.
Cabe ao MPU, ainda, o controle externo da atividade policial. Seus membros têm liberdade para acusar e pedir a absolvição de réus. Ou seja, trata-se de uma entidade autônoma indispensável para a manutenção da democracia, uma vez que protege os cidadãos na defesa dos direitos garantidos pela Constituição.
Já deu para entender a importância de atuar num local desses, não é mesmo? Então confira se você tem as atribuições necessárias para o cargo. Ao técnico do MPU, compete, por exemplo:
– Auxiliar as chefias em processos judiciais e administrativos;
– Atuar em eventos oficiais, audiências e diligências;
– Elaborar documentos;
– Realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados;
– Participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho;
– Zelar pelo cumprimento dos prazos e pelo bom andamento das demais funções.
Já a carreira de analista do MPU prevê o cumprimento de tarefas relativas à formação do servidor. O trabalho também pode incluir:
– Realizar perícias, avaliações e vistorias;
– Propor políticas de atuação;
– Participar de comissões e equipes de trabalho;
– Informar sobre a localização e a tramitação de processos;
– Executar demais atividades pertinentes ao cargo.
Preparação para o concurso do MPU
No concurso do MPU realizado em 2015, o edital previa uma prova objetiva de 120 questões. As primeiras delas correspondiam aos conhecimentos básicos: Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Legislação Aplicada ao MPU e Ética no Serviço Público. As demais perguntas versavam sobre conhecimentos específicos, variando conforme a área de interesse do candidato.
Vale lembrar que essa era apenas a primeira etapa. Postulantes às vagas de analista também precisavam realizar uma prova discursiva. Ou seja: se você seguir por esse caminho, não deixe de exercitar suas habilidades de redação.
Já os postos técnicos demandaram teste de aptidão física, avaliação médica e a participação no Programa de Formação Profissional. Todas essas fases eram de caráter eliminatório e classificatório.
Ainda não há data oficial para a realização do certame de 2018. No entanto, você já pode se inscrever num curso preparatório para 17. Quem começa cedo a rotina de estudos tem mais chance de garantir bons resultados na prova.
Que achou das dicas? Está pensando em tentar carreira no Ministério Público da União? Deixe um comentário!