Home Fique por dentro Entenda como um curso preparatório para concursos pode ajudá-lo

Entenda como um curso preparatório para concursos pode ajudá-lo

4110
0
Compartilhe
O que sabemos sobre os novos concursos autorizados no RS
O que sabemos sobre os novos concursos autorizados no RS

Matricular-se num curso preparatório para concurso público pode ser o primeiro passo rumo à aprovação. As aulas funcionam como uma introdução aos principais assuntos cobrados nas provas. Além disso, são a oportunidade perfeita para conhecer gente com mais experiência e trocar ideias sobre os processos seletivos.

Vantagens de um curso preparatório para concurso público

As aulas presenciais se assemelham às de cursinhos pré-vestibulares. A turma se reúne em dias e horários específicos, estuda o conteúdo do material didático e ouve as explicações do professor. Talvez essa seja, inclusive, a principal vantagem: tirar dúvidas, em tempo real, com pessoas que realmente entendam do assunto.

E a troca não se restringe à interação entre mestre e aluno. Os demais colegas podem ajudar você a compreender um tópico mais difícil, ou a resolver algum exercício de uma matéria nova. Nos bancos escolares, os concurseiros não devem ser encarados como concorrentes, mesmo porque eles podem ter objetivos de carreira completamente distintos.

Vale a pena, até, encarar o trânsito para comparecer aos encontros. Esse deslocamento é bom para treinar outra característica muito importante: a de reservar tempo aos estudos. O desafio de preparar-se para um concurso público deve ser encarado como um compromisso, como se fosse um turno de trabalho.

Desvantagens dos cursinhos preparatórios

Apesar de importantes, há de se convir que os cursos preparatórios têm suas limitações. Uma delas é o plano de aulas genérico. Quando o estudante já tem interesse numa seletiva em particular, talvez esteja investindo tempo demais em disciplinas que não servirão para aquela prova.

Obviamente, todo conhecimento é válido. Porém, se você sabe exatamente qual concurso quer prestar, melhor encontrar um cursinho especializado.

Outro ponto é o cronograma. Quem segue aulas presenciais tem de acompanhar o ritmo da turma. Isso pode ser frustrante – tanto para os alunos mais adiantados quanto para os que demonstrem dificuldade em avançar no conteúdo.

A solução pode estar num curso preparatório online. O problema é que, aí, a interação com colegas e professores fica comprometida. Sem contar que é preciso uma dose extra de disciplina para encarar as leituras e os simulados, pois redes sociais e outras distrações ficam a um clique de distância.

Como se preparar para um concurso público

Independentemente da modalidade escolhida, a dica é aproveitar ao máximo o tempo dedicado às aulas. Não basta assistir passivamente à fala do professor. É necessário anotar pontos chave e organizar esquemas para resumir as principais ideias apresentadas.

Faz parte do estudo ativo, também, a realização de exercícios e provas simuladas. Esses momentos servem para testar as habilidades, evidenciando pontos fortes e aspectos a melhorar.

Ainda, as revisões periódicas são igualmente importantes. Retomar o conteúdo de dias, semanas ou mesmo meses atrás auxilia a refrescar a memória. Afinal, é bem comum perder-se na torrente de informações, ainda mais se você não conhece Direito Constitucional e Língua Portuguesa tão a fundo.

E então: já sabe qual curso preparatório para concurso público é o mais adequado ao seu caso? Prefere aulas presenciais, ou acha que consegue encarar lições online sem se distrair? Conte para nós! E boa sorte na preparação.

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.