Quando realizamos um concurso público, é importante termos o maior número de informações possíveis sobre o certame e também sobre as atribuições para o cargo a que pretendemos nos candidatar. É comum os estudantes preocuparem-se somente com a preparação sem avaliarem se possuem o perfil para o desempenho de determinado cargo.Assim, ficar atento e buscar saber como será a carreira para a qual se pretende ingressar é fundamental para um futuro satisfatório e recompensador no serviço público, afinal, trabalhar somente pelo salário é muito empobrecedor.
Atribuições dos cargos na Polícia Civil
– Inspetor de Polícia: realiza diligências, operações, vigilâncias e atos investigatórios. Também cabe ao inspetor efetuar prisões, buscas e apreensões, cumprir mandados além de elaborar relatórios de investigação entre outras atividades previstas em Lei.
– Escrivão de Polícia: atua na escrituração dos livros cartorários de delegacias; lavra e expede certidões bem como autos de prisão, de apreensão, de restituição, de depósito, de acareação e de reconhecimento. Também é responsável por recolher fianças além de participar de diligências externas, cumprir mandados de busca dentre outras responsabilidades da carreira.
-Delegado: preside inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante, apreende objetos relacionados ao fato delituoso e requisita perícias em geral. Também é o responsável por orientar a investigação e todos os atos de polícia judiciária da Delegacia de Polícia em que estiver lotado entre outras atividades que regem a Administração Pública.
Habilidades
Todo Policial Civil deverá desempenhar o dever legal de intervir, sempre que um delito acontecer ou estiver na iminência de ocorrer. Além de possuir força física, destreza, boa coordenação motora e agilidade para realizar detenções, o policial deverá possuir perícia e condições motoras e visuais para conduzir viaturas policiais em situações adversas e de alto risco. Portar bem como saber utilizar arma de fogo de uso regulamentar, em tempo integral, mesmo nos períodos de folga.
Provas
Tido como um dos concursos de grande destaque e procura entre os concurseiros, fazer parte desse time, definitivamente não é tarefa para amadores. Sendo assim, é fundamental fazer um bom curso preparatório, além de criar uma rotina de estudos.
Conforme o edital do último concurso, a seleção para Inspetor e Escrivão foi realizada em duas etapas: a primeira com prova objetiva de multiplica escolha de língua portuguesa (30 questões), redação e conhecimentos específicos com 50 questões que versaram sobre conhecimentos gerais, informática, Direito Penal, Processual Penal, Direito Civil, Direito Administrativo, Direitos Humanos. Na sequência, prova de Capacitação Física; Exames de Saúde; Avaliação da Aptidão Psicológica para o cargo e sindicância da vida pregressa. A segunda etapa consistiu no Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e realizado pela Academia de Polícia Civil.
Para Delegado, as provas normalmente são divididas em três partes: a primeira com 40 questões objetivas de língua portuguesa e a segunda com 80 questões objetivas de conhecimentos jurídicos. Na última prova para Delegado houve 25 questões de Direito Penal, 20 de Processual Penal, 10 de Direito Administrativo, 10 de Constitucional, 10 de Civil e 5 de Direitos Humanos. Há ainda uma fase intermediária, onde os candidatos aprovados na primeira etapa fazem uma prova escrita discursiva de caráter eliminatório e classificatório. A fase final consiste na realização de uma prova oral, de caráter classificatório. Nessa última fase, os candidatos apresentam seus Títulos de formação acadêmica.
Capacidade Física
Para ser policial é preciso fôlego e extrema capacidade física, o que se torna um requisito básico e eliminatório para a aprovação no concurso. Após ser aprovado no teste escrito, o candidato precisa superar a prova de capacitação física para então frequentar o Curso de Formação Profissional da Academia de Polícia e aí então ser nomeado. No último concurso para agente foram exigidos teste de flexibilidade, de abdominal, de preensão manual com dinamômetro, além do temido teste de corrida. Há uma pequena diferença nos testes para mulheres e homens, porém cabe para ambos um bom preparador físico e alimentação balanceada para superar as provas.
Curso de Formação
Cabe à Academia de Polícia Civil (Acadepol) recrutar, formar, aperfeiçoar e qualificar os policiais da Polícia Civil. Com seus 80 anos de história, a Acadepol gaúcha já realizou nos últimos 10 anos mais de 3 mil cursos de formação e mais de 16 mil cursos de aperfeiçoamento.
Os cursos de formação profissional para Inspetor e Escrivão de Polícia e para Delegados de Polícia possuem carga horária mínima de 800 horas-aula e disciplinas vinculas a oito eixos temáticos que envolvem Técnicas e Procedimentos Operacionais, Conhecimento Jurídico aplicado à função policial, Treinamento Físico, Tiro Defensivo Policial, Perícia Oficial Criminal entre outros.
Mulheres na Polícia Civil
Ao todo, a Polícia Civil gaúcha possui 1.956 mulheres policiais civis entre delegadas, comissárias, inspetoras e escrivãs. O reflexo dessa ascensão é visível na Academia de Polícia Civil onde seus principais quadros são ocupados por mulheres. Há uma Diretora-Geral, uma Diretora da Divisão de Assessoramento Especial, outra da Divisão de Recrutamento e Seleção e uma Diretora da Divisão de Ensino.