Se há uma palavra para resumir a vida de concurseiro, é planejamento. Preparar-se para os exames não se resume a ler apostilas e fazer a prova na data marcada. Levam-se semanas – ou meses – de organização e estudo ativo para conquistar bons resultados.
Quem já passou pela experiência sabe que uma rotina regrada é a melhor amiga do sucesso. Acompanhe as dicas abaixo e fique pronto para entrar na disputa.
1.Estabeleça um objetivo
Não existe planejamento se você não sabe aonde quer chegar. Num universo tão vasto quanto o dos concursos, há inúmeras rotas possíveis. Portanto, eleja o setor ou o tipo de carreira a almejar. Dessa forma, será possível gastar energia apenas com as matérias que interessam.
2.Organize seus horários
Uma rotina de estudos é uma questão de hábito. Defina um momento certo do dia para dedicar-se às apostilas. Trate essa tarefa como um compromisso, assim como o trabalho, a faculdade ou a academia.
Com esse estratégia, você não corre o risco de acumular conteúdo para o fim de semana, tampouco precisa virar madrugadas.
3.Priorize as matérias difíceis
Avalie quais são seus pontos fortes e fracos. A tendência é preferirmos as disciplinas que já dominamos, mas isso é um erro. Disponha de um período maior dos estudos para os assuntos que lhe pareçam mais complicados.
4.Escolha bem o ambiente
Você pode estudar numa biblioteca, no escritório ou em casa. Qualquer que seja o lugar, o importante é ter silêncio e conforto, pois isso aumenta a concentração. Priorize uma sala bem iluminada e atente à ergonomia da cadeira para evitar má postura.
5.Fuja das distrações
Desligue o celular e saia das redes sociais. É sempre bem-vindo ter minutos de pausa entre uma leitura e outra, mas as notificações de mensagens tiram o foco de qualquer pessoa. O perigo é você passar mais tempo no bate-papo que, de fato, nos exercícios.
6.Subdivida o tempo de estudo
Nem só de teoria vive o concurseiro. Para fixar a matéria que você leu, é preciso responder questões sobre o tema. Revisões periódicas também ajudam a compreender melhor cada tópico. Certifique-se de que o plano de estudos abra espaço para essas atividades.
7.Quebre seu objetivo em metas menores
Projetos de longo prazo, às vezes, parecem inatingíveis. Para não desanimar, um bom método de perceber o próprio progresso é estabelecer metas semanais.
Por exemplo, determine que você terá cinco dias para aprender regras de acentuação. Depois, serão mais cinco para vencer o capítulo da gramática sobre concordância verbal. O sentimento de missão cumprida dá gás para seguir adiante.
8.Siga o cronograma
Marque as datas importantes num calendário – inscrições, pagamentos de taxas, dias de provas, etc. A janela entre um concurso e outro serve para dimensionar quantos meses de preparação você terá. Atrasos no planejamento devem ser corrigidos para que dê tempo de revisar todas as disciplinas previstas nos editais.
9.Alongue-se
Passar muitas horas sentado, seja usando o computador seja lendo um livro, pode causar lesões por esforço repetitivo. Ninguém se mantém concentrado e produtivo quando está com dor. Ou seja, inclua na sua programação diária um intervalo para a ginástica laboral. Esticar pescoço, braços e pernas é uma santa ajuda.
10.Durma bem
Tampouco é possível manter o ritmo dos estudos quando corpo e mente estão cansados. Uma noite tranquila de sono é essencial para recarregar as baterias e dar seguimento à maratona de todo concurseiro.
Que achou das dicas para organizar os estudos? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades sobre concursos públicos aqui no blog.